Novas Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea: Tendências e Perspectivas do Século XXI - Volume 1

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecerpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Glaúcio Simão-
Autor(es): dc.contributor.authorMilan, Davi-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Ricardo Santos de-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Rose Alves de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Mário Luiz Amorim da-
Autor(es): dc.contributor.authorPaula, Arlindo Gomes de-
Autor(es): dc.contributor.authorEvangelista, Marcos Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-01T00:02:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-01T00:02:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-30-
identificador: dc.identifier.otherNovas Práticas Pedagógicaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917953-
Resumo: dc.description.abstractAs práticas pedagógicas passam por mudanças profundas, impulsionadas pelas transformações sociais, tecnológicas e culturais do século XXI. O volume 1, "Novas Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea: Tendências e Perspectivas do Século XXI", busca refletir sobre como a educação tem se adaptado a esses desafios, ampliando seu papel para além do ensino de conteúdos, com foco na formação de indivíduos preparados para contribuir em uma sociedade em constante transformação. O livro aborda o impacto das inovações pedagógicas na criação de experiências de aprendizagem que estimulam a participação ativa dos alunos, enquanto propõe práticas que dialogam com as demandas contemporâneas e promovem a integração de diferentes atores no processo educativo. Esta obra apresenta múltiplos aspectos das práticas pedagógicas contemporâneas e analisa como elas são implementadas em diversos contextos educacionais. Além de abordar tendências como o uso de tecnologias digitais, metodologias ativas, o ensino híbrido, a inteligência artificial (IA) e a educação inclusiva, o livro inclui reflexões sobre a importância da gestão escolar e da parceria entre escola e família. Essa colaboração é destacada como um elemento essencial para criar um ambiente educacional acolhedor e eficaz. Os capítulos exploram também recursos metodológicos inovadores, como o uso de histórias em quadrinhos, que conectam narrativas visuais à aprendizagem, e o papel da ludicidade e da gamificação como estratégias de engajamento em sala de aula. O leitor encontrará uma rica discussão sobre a aplicação de metodologias ativas em diferentes disciplinas, como a matemática, abordada de forma prática e contextualizada, e a integração de temas transversais, como a sustentabilidade. Estas práticas pedagógicas buscam não apenas superar os desafios históricos da educação, mas também promover o desenvolvimento de competências essenciais, como a resolução de problemas e o pensamento crítico, ampliando o acesso ao aprendizado e reduzindo lacunas entre teoria e prática. O livro traz questionamentos e reflexões sobre como a escola pode se posicionar como um espaço de transformação social. Ao discutir as intersecções entre inovação pedagógica, ética e inclusão, esta obra convida educadores e gestores a repensar suas práticas e propor soluções que priorizem a colaboração entre escola e família, incentivem a acessibilidade e promovam uma educação que valorize a diversidade e a criatividade. O objetivo é oferecer subsídios que inspirem ações práticas, transformando a experiência educacional em um caminho que prepara cidadãos para responder aos desafios de uma sociedade em constante evolução. Convido os leitores a mergulharem nesta obra como uma oportunidade de explorar perspectivas transformadoras para a educação contemporânea. Aqui, você será incentivado a refletir sobre a importância da colaboração entre escola e família, a relevância da gestão escolar e a aplicação de metodologias que colocam o aluno como protagonista de sua aprendizagem. Este livro foi pensado para inspirar educadores, gestores e todos os envolvidos na educação a implementar práticas inovadoras e inclusivas que favoreçam o aprendizado significativo e preparem cidadãos para os desafios do século XXI. Que este volume seja um ponto de partida para a construção de ações práticas e reflexivas que impactem positivamente a experiência educacional e, por extensão, a sociedade como um todo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1450pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTendências e Perspectivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleNovas Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea: Tendências e Perspectivas do Século XXI - Volume 1pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons