Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Glaúcio Simão | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Milan, Davi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Ricardo Santos de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Rose Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Mário Luiz Amorim da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paula, Arlindo Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Evangelista, Marcos Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-01T00:02:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-01T00:02:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Novas Práticas Pedagógicas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917953 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As práticas pedagógicas passam por mudanças profundas, impulsionadas pelas transformações sociais, tecnológicas e culturais do século XXI. O volume 1, "Novas Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea: Tendências e Perspectivas do Século XXI", busca refletir sobre como a educação tem se adaptado a esses desafios, ampliando seu papel para além do ensino de conteúdos, com foco na formação de indivíduos preparados para contribuir em uma sociedade em constante transformação. O livro aborda o impacto das inovações pedagógicas na criação de experiências de aprendizagem que estimulam a participação ativa dos alunos, enquanto propõe práticas que dialogam com as demandas contemporâneas e promovem a integração de diferentes atores no processo educativo. Esta obra apresenta múltiplos aspectos das práticas pedagógicas contemporâneas e analisa como elas são implementadas em diversos contextos educacionais. Além de abordar tendências como o uso de tecnologias digitais, metodologias ativas, o ensino híbrido, a inteligência artificial (IA) e a educação inclusiva, o livro inclui reflexões sobre a importância da gestão escolar e da parceria entre escola e família. Essa colaboração é destacada como um elemento essencial para criar um ambiente educacional acolhedor e eficaz. Os capítulos exploram também recursos metodológicos inovadores, como o uso de histórias em quadrinhos, que conectam narrativas visuais à aprendizagem, e o papel da ludicidade e da gamificação como estratégias de engajamento em sala de aula. O leitor encontrará uma rica discussão sobre a aplicação de metodologias ativas em diferentes disciplinas, como a matemática, abordada de forma prática e contextualizada, e a integração de temas transversais, como a sustentabilidade. Estas práticas pedagógicas buscam não apenas superar os desafios históricos da educação, mas também promover o desenvolvimento de competências essenciais, como a resolução de problemas e o pensamento crítico, ampliando o acesso ao aprendizado e reduzindo lacunas entre teoria e prática. O livro traz questionamentos e reflexões sobre como a escola pode se posicionar como um espaço de transformação social. Ao discutir as intersecções entre inovação pedagógica, ética e inclusão, esta obra convida educadores e gestores a repensar suas práticas e propor soluções que priorizem a colaboração entre escola e família, incentivem a acessibilidade e promovam uma educação que valorize a diversidade e a criatividade. O objetivo é oferecer subsídios que inspirem ações práticas, transformando a experiência educacional em um caminho que prepara cidadãos para responder aos desafios de uma sociedade em constante evolução. Convido os leitores a mergulharem nesta obra como uma oportunidade de explorar perspectivas transformadoras para a educação contemporânea. Aqui, você será incentivado a refletir sobre a importância da colaboração entre escola e família, a relevância da gestão escolar e a aplicação de metodologias que colocam o aluno como protagonista de sua aprendizagem. Este livro foi pensado para inspirar educadores, gestores e todos os envolvidos na educação a implementar práticas inovadoras e inclusivas que favoreçam o aprendizado significativo e preparem cidadãos para os desafios do século XXI. Que este volume seja um ponto de partida para a construção de ações práticas e reflexivas que impactem positivamente a experiência educacional e, por extensão, a sociedade como um todo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1450 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tendências e Perspectivas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | Novas Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea: Tendências e Perspectivas do Século XXI - Volume 1 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Novas Práticas Pedagógicas.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917953/2/Novas Práticas Pedagógicas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons