“Proposição de Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional para o Campus de Vitória da Conquista do Instituto Federal da Bahia.”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorD'Eça, Isis-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Georges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-02T14:18:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-02T14:18:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.other“Proposição de Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional para o Campus Vitória da Conquista do Instituto Federal da Bahia”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917940-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa analisou como a pauta da fome é tratada na agenda institucional do Campus Vitória da Conquista do Instituto Federal da Bahia, por meio da avaliação de suas políticas de alimentação, segundo a percepção dos seus gestores e titulares de direito. Destarte, julgou-se relevante propor um debate crítico sobre a Fome em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, visando favorecer a emancipação humana e política dos seus estudantes. Na perspectiva de atender tal demanda, o presente estudo adotou uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza aplicada e com objetivo descritivo-exploratório. Para a etapa de coleta de dados, utilizou-se as técnicas de entrevistas semiestruturadas, questionários e rodas de conversa. No que tange à análise dos dados qualitativos, foi empregada a análise de conteúdo de Bardin (2016), sendo que os resultados da pesquisa apontaram que há uma significativa deficiência institucional relacionada à avaliação, monitoramento e controle social das políticas de alimentação locais. Portanto, como resultado dessa investigação, constituiu-se um Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional, com a composição de rodas de conversa virtuais (compostas por docentes e estudantes do Ensino Médio Integrado aos cursos técnicos), as quais dialogaram a respeito do processo de elaboração, aplicação e validação de um produto educacional, em forma de plano de comunicação, utilizando-se de uma mídia social digital já em uso previamente pelo refeitório institucional (Instagram), além de televisões implantadas nesse setor. Logo, a análise resultante deste estudo ratificou a relevância da criação do supracitado Observatório, como estratégia de desenvolvimento de materiais digitais de modo colaborativo-participativo com titulares de direito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Auxílio Alimentação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e com docentes, propondo assim um debate no refeitório da Instituição a respeito de três assuntos correlacionados: a Fome, a exigibilidade do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e o controle social das políticas públicas de alimentação locais. Finalmente, foi possível ampliar a compreensão das limitações relacionadas à execução das políticas públicas de alimentação institucionais, além de elaborar proposições para a superação das lacunas encontradas, a partir da criação de um Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional para o campus em pauta, o qual poderá ter sua implantação ampliada para outros campi.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent80.708KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicas de Alimentação Escolar; Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional; Controle Social; Campus Vitória da Conquista - IFBA.pt_BR
Título: dc.title“Proposição de Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional para o Campus de Vitória da Conquista do Instituto Federal da Bahia.”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de conclusão de cursopt_BR
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