Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Fernanda Vieira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Chaquiam, Miguel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-01T09:23:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-01T09:23:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de função modular via sequência didática | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917938 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao longo da nossa trajetória acadêmica e profissional, tivemos o privilégio de vivenciar experiências enriquecedoras no ensino de matemática, e também muitos desafios. Pensando em contribuir com o processo de ensino de Função modular, produzimos esse Produto Educacional que é resultado de uma pesquisa com resultados satisfatório e está vinculada ao Programa de PósGraduação em Ensino de Matemática (PPGEM-UEPA), no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, que pode ser acessada por meio do link. Ressalta-se este Produto Educacional foi elaborado a partir dos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Curso de Mestrado em Ensino de Matemática, intitulada - UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÃO MODULAR - disponível no site do PPGEM-UEPA e no EDUCAPES, Repositório da CAPES. Ademais, professores e alunos irão se deparar com uma perspectiva didática diferenciada que explora conceitos importantes, para o ensino de Função Modular, numa abordagem teórica e prática. por meio de sequência didática. A estrutura desse Produto Educacional é composta por uma introdução teórica que abrange desde a Teoria das Situações Didáticas, as Sequências Didáticas, a Análise Microgenética e a Análise do Discurso. Além disso, apresento a Unidade Articulável de Reconstrução Conceitual (UARC). A partir desses aportes teóricos, esse produto educacional esmiuça sobre a função modular, detalhando um recorte histórico, conceito, e aplicações no campo gráfico. Para facilitar a compreensão, exploramos tópicos como translações e reflexões de gráficos, equações e inequações modulares, sempre com exemplos práticos. Este material foi desenvolvido pensando nas dificuldades comuns enfrentadas por professores e estudantes na abordagem de Funções Modular e na aplicação de metodologias pedagógicas eficazes. Espero que esta obra contribua para uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos e ofereça suporte aos professores no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2539 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matematica-Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Função modular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Título: dc.title | Ensino de função modular via sequência didática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FERNANDA VIEIRA DE SOUSA - PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917938/1/FERNANDA VIEIRA DE SOUSA - PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: