Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Montrezol, Karen | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marcelino, Valéria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-29T19:07:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-29T19:07:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917919 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional refere-se a um Minicurso desenvolvido, por meio de uma pesquisa realizada entre os anos de 2022 e 2024, no Mestrado Profisssional em Ensino e suas Tecnologias, do Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes. A pesquisa, e o produto educacional elaborado, insere-se na Linha de Pesquisa “Formação Docente”, e foi desenvolvido junto aos graduandos do Curso de Educação Física de uma instituição privada, a fim de agregar, aos futuros profissionais de Educação Física em formação inicial, conhecimentos e experiências visando o envelhecimento ativo e saudável dos idosos a partir dos 60. O cenário demográfico dos idosos, no Brasil e no mundo, referenda a importância de ampliar o acesso dos indivíduos de 60 anos ou mais (60+) à oportunidade da prática de atividade física orientada, que contribuirá para o seu envelhecimento com saúde e qualidade de vida. Diante dessa perspectiva, é fundamental que os professores de Educação Física estejam preparados para atuar especialmente com este grupo, na promoção do envelhecimento ativo. 5 O discurso da formação de professores traduz, de certa maneira, essa necessidade de aperfeiçoamento num mundo em constante mudança. E no que tange a formação do professor em Educação Física, dentre seus objetivos, inclui o desafio de proporcionar permanentemente um exercício reflexivo, em favor da saúde e bem-estar das pessoas. Sob este aspecto, o estudo apresentou duas questões específicas, a saber: primeiramente a importância do envelhecimento saudável e adesão dos indivíduos com 60 anos ou mais (60+) às atividades físicas, de modo a contribuir para ressignificação do papel do idoso na sociedade. Já a segunda questão refere-se ao processo formativo do profissional de Educação Física direcionado a este público específico, de modo a promover a autonomia e bem-estar social aos indivíduos 60+. Outra questão relevante, refere-se ao cenário social e laboral construído a partir da pandemia do Covid-19, que requer cada vez mais a formação de profissionais com saberes para atuar com as ferramentas da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC). Considerando os argumentos apresentados, e subisiado pelas abordagens teóricas realizadas, buscamos reunir pontos para fortalecer a problemática evidenciada, contribuindo assim para defender a possibilidade da utilização de recursos de Tecnologias Digitais (TD) nas aulas de Educação Física, uma vez que, conforme lições de Cordeiro (2020), a partir da pandemia, revelou-se a inaptidão que muitos docentes apresentam com relação ao uso da tecnologias digitais. Por esta razão, questionamos: como o professor de Educação Física, com uso das tecnologias digitais, pode auxiliar pessoas com 60 anos ou mais (60+) a permanecerem ativas à medida que envelhecem? Assim, compreendendo a importância da Formação Docente como um espaço de aprendizagem, é que foi desenvolvido o Minicurso, como Produto Educacional, de modo a agregar, aos futuros aos profissionais de Educação Física em formação inicial, conhecimentos e experiências visando o envelhecimento ativo e saudável dos idosos a partir dos 60. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,11MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial em Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Minicurso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento Ativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | pt_BR |
Título: dc.title | EXERCÍCIO FÍSICO SUPERVISIONADO REMOTAMENTE PARA UM ENVELHECIMENTO ATIVO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação Inicial em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL (4).pdf | 6.26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917919/2/PRODUTO EDUCACIONAL (4).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons