ÁFRICA ANTIGA EM SALA DE AULA: possibilidade didática de ensinoaprendizagem na produção de jogo de cartas temático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGranja, Luís Felipe Mesquita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-26T15:11:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-26T15:11:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherÁFRICA ANTIGA EM SALA DE AULA: possibilidade didática de ensinoaprendizagem na produção de jogo de cartas temáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917894-
Resumo: dc.description.abstractResumo: Esta dissertação investiga a presença e abordagem da História da África Antiga nos livros didáticos de História, com o objetivo de compreender como esse tema é tratado e como pode ser trabalhado de forma mais adequada. A pesquisa se justifica pela importância do ensino de História da África Antiga na construção de uma identidade positiva entre os alunos afro-brasileiros, para a compreensão da história e cultura africanas e para o combate ao racismo e à discriminação. O estudo analisa duas coleções de livros didáticos do PNLD de 2022, comparando suas abordagens e verificando sua adequação às diretrizes curriculares nacionais e à coleção História Geral da África da UNESCO. A dissertação propõe sugestões, como a confecção de um jogos de cartas, para aprimorar a representação da História da África Antiga nos livros didáticos, contribuindo para uma educação mais inclusiva, diversa e democrática.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAntiguidade Africana, Currículo, prática docente e livro didático, ensino de História, Produção e difusão de narrativas históricas, Memória e identidade.pt_BR
Título: dc.titleÁFRICA ANTIGA EM SALA DE AULA: possibilidade didática de ensinoaprendizagem na produção de jogo de cartas temáticopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons