
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Assis, Cristiano Luís Pereira, | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-26T14:09:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-26T14:09:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ENSINAR, APRENDER E DIFUNDIR SABERES HISTÓRICOS ESCOLARES UTILIZANDO TECNOLOGIAS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: UM PODCAST COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917876 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho propõe apresentar como a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de História pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de aplicação pedagógica para melhoria da prática docente, ressignificação de aprendizagens e criação de canais/mídias de difusão de saberes históricos escolares por meio de produções em mídias de comunicação com objetivos educacionais. A mídia tecnológica escolhida como recurso para criação do produto educacional utilizado como estratégia de intervenção na prática escolar é o podcast. Este recurso tecnológico deu suporte a criação do podcast por nome “A Hora H da História!”, desenvolvido a partir de minhas ações e reflexões em colaboração com colegas professores de História, meus alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Alberto Silva (CEAS), unidade escolar que faço parte do quadro docente, localizado em Simões Filho, Bahia, e outros colaboradores. O trabalho aqui descrito se localiza primordialmente na linha de pesquisa do PROFHISTÓRIA “Saberes Históricos no Espaço Escolar” por propor interpretações nas práticas de ensino e aprendizagem em História. Dialoga ainda com a linha de pesquisa descrita como “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão” por investigar o uso das TDIC como articuladoras dos saberes produzidos na escola e pela perspectiva de difusão, atendendo sua proposta de propagação com o auxílio da História Pública. Esta pesquisa enquadra-se como qualitativa com abordagem procedimental observacional e dialógica desenvolvida nos princípios da pesquisaaplicação com elementos da metodologia Design-Based Research – DBR –, de acordo Nonato e Matta (2018) e Plomp (2018). Como estratégia metodológica principal utilizada para a observação e obtenção de fontes significativas para investigação e análise adotou-se o modelo de “aula-oficina” sistematizado por Barca (2004). Como instrumento importante para registro no processo da pesquisa foi utilizado os princípios dos chamados diários de aula, assim definidos e conceituados por Zabalza (2004). Articulou-se nas etapas da pesquisa o uso das TDIC com a ressignificação dos saberes históricos estudados através das reinterpretações dadas nas narrativas produzidas e propagadas no produto educacional finalizado. Percebeu-se como a utilização de mídias tecnológicas mediam uma melhor aprendizagem participativa e colaborativa, contribuem numa melhor compreensão de temas históricos e propiciam difusão do conhecimento histórico produzido nas unidades escolares. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,7 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Podcast educacional; Saberes históricos escolares; História Pública. | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINAR, APRENDER E DIFUNDIR SABERES HISTÓRICOS ESCOLARES UTILIZANDO TECNOLOGIAS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: UM PODCAST COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| CRISTIANO LUÍS PEREIRA ASSIS - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 5,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917876/2/CRISTIANO LUÍS PEREIRA ASSIS - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons