ENSINAR, APRENDER E DIFUNDIR SABERES HISTÓRICOS ESCOLARES UTILIZANDO TECNOLOGIAS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: UM PODCAST COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAssis, Cristiano Luís Pereira,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-26T14:09:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-26T14:09:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherENSINAR, APRENDER E DIFUNDIR SABERES HISTÓRICOS ESCOLARES UTILIZANDO TECNOLOGIAS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: UM PODCAST COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917876-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho propõe apresentar como a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de História pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de aplicação pedagógica para melhoria da prática docente, ressignificação de aprendizagens e criação de canais/mídias de difusão de saberes históricos escolares por meio de produções em mídias de comunicação com objetivos educacionais. A mídia tecnológica escolhida como recurso para criação do produto educacional utilizado como estratégia de intervenção na prática escolar é o podcast. Este recurso tecnológico deu suporte a criação do podcast por nome “A Hora H da História!”, desenvolvido a partir de minhas ações e reflexões em colaboração com colegas professores de História, meus alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Alberto Silva (CEAS), unidade escolar que faço parte do quadro docente, localizado em Simões Filho, Bahia, e outros colaboradores. O trabalho aqui descrito se localiza primordialmente na linha de pesquisa do PROFHISTÓRIA “Saberes Históricos no Espaço Escolar” por propor interpretações nas práticas de ensino e aprendizagem em História. Dialoga ainda com a linha de pesquisa descrita como “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão” por investigar o uso das TDIC como articuladoras dos saberes produzidos na escola e pela perspectiva de difusão, atendendo sua proposta de propagação com o auxílio da História Pública. Esta pesquisa enquadra-se como qualitativa com abordagem procedimental observacional e dialógica desenvolvida nos princípios da pesquisaaplicação com elementos da metodologia Design-Based Research – DBR –, de acordo Nonato e Matta (2018) e Plomp (2018). Como estratégia metodológica principal utilizada para a observação e obtenção de fontes significativas para investigação e análise adotou-se o modelo de “aula-oficina” sistematizado por Barca (2004). Como instrumento importante para registro no processo da pesquisa foi utilizado os princípios dos chamados diários de aula, assim definidos e conceituados por Zabalza (2004). Articulou-se nas etapas da pesquisa o uso das TDIC com a ressignificação dos saberes históricos estudados através das reinterpretações dadas nas narrativas produzidas e propagadas no produto educacional finalizado. Percebeu-se como a utilização de mídias tecnológicas mediam uma melhor aprendizagem participativa e colaborativa, contribuem numa melhor compreensão de temas históricos e propiciam difusão do conhecimento histórico produzido nas unidades escolares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Podcast educacional; Saberes históricos escolares; História Pública.pt_BR
Título: dc.titleENSINAR, APRENDER E DIFUNDIR SABERES HISTÓRICOS ESCOLARES UTILIZANDO TECNOLOGIAS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: UM PODCAST COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons