ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ATENDIMENTO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DISLEXIA NA EPT

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Geraispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Rosiney-
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-25T19:21:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-25T19:21:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ATENDIMENTO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DISLEXIA NA EPTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917872-
Resumo: dc.description.abstractO EBOOK ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ATENDIMENTO E INCLUSÃO DE ESTUDANTE COM DISLEXIA DA EPT trata-se de um produto educacional, originado da pesquisa intitulada “ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DOCENTE PARA ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM DISLEXIA DO IF BAIANO CAMPUS GUANAMBI: Um Estudo de Caso na Perspectiva Inclusiva”. Ele tem como objetivo discutir sobre aspectos relacionados aos desafios para o atendimento aos estudantes com dislexia da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como: ausência de formação docente, falta de suporte pedagógico aos profissionais da educação, ao entendimento da complexidade da dislexia, bem como as estratégias que poderão ser adotadas pelos professores e profissionais da educação que atuam no curso de Informática para Internet do IF Baiano Campus Guanambi. Para tanto, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos docentes que lidam com estudantes com dislexia, tal como com os profissionais de Educação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) (coordenadora e assessora pedagógica) o coordenador de curso de Informática para Internet e a Profissional de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atendem discentes com esse transtorno de aprendizagem no IF Baiano Campus Guanambi. Os dados obtidos foram organizados e categorizados segundo a análise de conteúdo, os quais deram origem a quatro categorias de análises, discutidas à luz do referencial teórico levantado. A legislação tanto mundial como brasileira asseguram os direitos a uma educação inclusiva para todos os estudantes. Apesar disso, ainda encontramos desafios na formação inicial e continuada de professores e demais profissionais da educação. Os resultados alcançados apontam que a falta de formação desses profissionais pode ser considerada uma falha nos seus processos formativos, já que a dislexia deveria ser melhor compreendida pelas estratégias que possam contribuir com a aprendizagem e a inclusão do aluno com esse distúrbio. Estas estratégias inclusivas devem ser abordadas de forma teórica e prática para que possam oportunizar a ressignificação das práticas educativas dos participantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent56 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurso Técnico em Informática para Internet. Dislexia. Estratégia de inclusão.pt_BR
Título: dc.titleESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ATENDIMENTO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DISLEXIA NA EPTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais