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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Rosiney | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-25T19:21:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-25T19:21:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ATENDIMENTO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DISLEXIA NA EPT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917872 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O EBOOK ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ATENDIMENTO E INCLUSÃO DE ESTUDANTE COM DISLEXIA DA EPT trata-se de um produto educacional, originado da pesquisa intitulada “ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DOCENTE PARA ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM DISLEXIA DO IF BAIANO CAMPUS GUANAMBI: Um Estudo de Caso na Perspectiva Inclusiva”. Ele tem como objetivo discutir sobre aspectos relacionados aos desafios para o atendimento aos estudantes com dislexia da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como: ausência de formação docente, falta de suporte pedagógico aos profissionais da educação, ao entendimento da complexidade da dislexia, bem como as estratégias que poderão ser adotadas pelos professores e profissionais da educação que atuam no curso de Informática para Internet do IF Baiano Campus Guanambi. Para tanto, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos docentes que lidam com estudantes com dislexia, tal como com os profissionais de Educação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) (coordenadora e assessora pedagógica) o coordenador de curso de Informática para Internet e a Profissional de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atendem discentes com esse transtorno de aprendizagem no IF Baiano Campus Guanambi. Os dados obtidos foram organizados e categorizados segundo a análise de conteúdo, os quais deram origem a quatro categorias de análises, discutidas à luz do referencial teórico levantado. A legislação tanto mundial como brasileira asseguram os direitos a uma educação inclusiva para todos os estudantes. Apesar disso, ainda encontramos desafios na formação inicial e continuada de professores e demais profissionais da educação. Os resultados alcançados apontam que a falta de formação desses profissionais pode ser considerada uma falha nos seus processos formativos, já que a dislexia deveria ser melhor compreendida pelas estratégias que possam contribuir com a aprendizagem e a inclusão do aluno com esse distúrbio. Estas estratégias inclusivas devem ser abordadas de forma teórica e prática para que possam oportunizar a ressignificação das práticas educativas dos participantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 56 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Curso Técnico em Informática para Internet. Dislexia. Estratégia de inclusão. | pt_BR |
Título: dc.title | ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ATENDIMENTO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DISLEXIA NA EPT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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EBOOK CONCLUÍDO.pdf | 13,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917872/1/EBOOK CONCLUÍDO.pdfDownload |
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