Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Duarte, Junior Batista | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Syryczyk., Edilberto Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-24T18:20:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-24T18:20:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917845 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional "Sequência Didática: Ponte de Palito" apresenta uma proposta didática voltada para o ensino de conceitos estruturais na disciplina de Estabilidade das Construções, do curso Técnico em Edificações. Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb), a sequência promove o desenvolvimento de competências técnicas, como a elaboração e execução de projetos estruturais em escala reduzida, análise estrutural utilizando softwares, e definição de sistemas estruturais. A proposta também foca no desenvolvimento de competências complementares, como trabalho em equipe, autonomia, criatividade e liderança. Através de uma abordagem prática, os alunos são desafiados a projetar e construir uma ponte de palitos de picolé, aplicando conhecimentos conceituais (tensão, flambagem, resistência dos materiais, entre outros) e procedimentais (escolha de arranjos estruturais, desenho técnico, e execução de projetos). Além disso, a sequência inclui etapas de avaliação formativa e somativa, valorizando tanto o processo quanto o produto final. Este material serve como modelo adaptável para outras disciplinas e contextos educacionais, aproximando teoria e prática e promovendo o aprendizado significativo na Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 70006 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estruturas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Competências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Edificações | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática: ponte de palito | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Final.pdf | 70,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917845/2/Produto Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons