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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | VIANA, FRANCISCO DE OLIVEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-24T17:35:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-24T17:35:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917843 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente tem se intensificado o desenvolvimento de pesquisas e políticas públicas acerca da formação inicial de professores no Brasil. Há algumas justificativas para esse aumento, sendo um deles entender o contexto educacional contemporâneo, o que leva ao estabelecimento de novos paradigmas acerca da formação inicial desses profissionais, uma vez que, ainda é perceptível na realidade escolar, a prática docente de modelos desalinhados com o atual perfil do sistema educacional. Segundo Porto (2017), esses modelos e paradigmas tradicionais têm orientado práticas e políticas da formação inicial de docentes no Brasil e em vários outros países do mundo, especialmente em Geografia. Essa realidade pode ser um reflexo da estrutura de cursos superiores que fazem a formação inicial. Diante dessas afirmações, enfatizo o papel da universidade na formação inicial de professores, e focamos com especial interesse na área da Geografia, entendendo que o conjunto dos conteúdos programáticos do que é ensinado no âmbito acadêmico de licenciatura, é praticado nas salas de aula da educação básica pelos professores egressos dos cursos. Assim, embora entenda-se que a Geografia acadêmica é a fonte produtiva do saber geográfico, e que durante a formação do professor, o conteúdo deve ser bem mais aprofundado, os currículos dos cursos de licenciatura devem primar para que os licenciandos tenham contato ainda na academia, com a Geografia que será ensinada na sala de aula do ensino básico. No entanto, como pontua Oliveira (2012) existe “[...] uma Geografia sendo produzida nas universidades e outra Geografia sendo ensinada nas escolas”. (OLIVEIRA, 2012, p.137). | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: REPENSANDO PARADIGMAS E A RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917843/2/REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA.pdfDownload |
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