REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: REPENSANDO PARADIGMAS E A RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA

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Autor(es): dc.contributor.authorVIANA, FRANCISCO DE OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-24T17:35:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-24T17:35:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917843-
Resumo: dc.description.abstractAtualmente tem se intensificado o desenvolvimento de pesquisas e políticas públicas acerca da formação inicial de professores no Brasil. Há algumas justificativas para esse aumento, sendo um deles entender o contexto educacional contemporâneo, o que leva ao estabelecimento de novos paradigmas acerca da formação inicial desses profissionais, uma vez que, ainda é perceptível na realidade escolar, a prática docente de modelos desalinhados com o atual perfil do sistema educacional. Segundo Porto (2017), esses modelos e paradigmas tradicionais têm orientado práticas e políticas da formação inicial de docentes no Brasil e em vários outros países do mundo, especialmente em Geografia. Essa realidade pode ser um reflexo da estrutura de cursos superiores que fazem a formação inicial. Diante dessas afirmações, enfatizo o papel da universidade na formação inicial de professores, e focamos com especial interesse na área da Geografia, entendendo que o conjunto dos conteúdos programáticos do que é ensinado no âmbito acadêmico de licenciatura, é praticado nas salas de aula da educação básica pelos professores egressos dos cursos. Assim, embora entenda-se que a Geografia acadêmica é a fonte produtiva do saber geográfico, e que durante a formação do professor, o conteúdo deve ser bem mais aprofundado, os currículos dos cursos de licenciatura devem primar para que os licenciandos tenham contato ainda na academia, com a Geografia que será ensinada na sala de aula do ensino básico. No entanto, como pontua Oliveira (2012) existe “[...] uma Geografia sendo produzida nas universidades e outra Geografia sendo ensinada nas escolas”. (OLIVEIRA, 2012, p.137).pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
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Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleREFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: REPENSANDO PARADIGMAS E A RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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