Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA-MARTINS, OLIVAR | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Magalhães, Priscila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DRIGO, ALEXANDRE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BORBA-PINHEIRO, CLAUDIO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-22T23:17:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-22T23:17:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | ARTIGO.DANÇASFOLCLÓRICAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917793 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa visou analisar a prática docente na educação física escolar (EFE) brasileira com o componente de danças folclóricas (DF). Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de estudos experimentais com abordagem qualitativa nos seguintes bancos de dados: Google acadêmico, portal de periódicos da Capes, Lilacs e Scielo. Usou-se a ferramenta Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) para a qualidade metodológica. Foram selecionados seis estudos qualitativos; destes, quatro evidenciaram que os docentes têm dificuldades para ministrar o componente de DF por distintos fatores e dois estudos mostraram que foi possível ministrar o componente curricular com estratégias teóricas e práticas compartilhadas entre docentes e discentes. Contudo, concluiu-se que os professores de EFE ainda sentem dificuldades para ministrar o componente por distintos motivos, com algumas exceções exitosas que podem motivar um futuro melhor dentro do contexto desse importante componente curricular para a vida dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1064KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | DANÇA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PRÁTICA DOCÊNTE | pt_BR |
Título: dc.title | Danças folclóricas e docência: Dificuldades e possibilidades observadas em uma revisão sistemática de estudos qualitativos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROPEPT MESTRADO PROFISSIONAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ARTIGO.DANÇASFOLCLORICAS.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917793/2/ARTIGO.DANÇASFOLCLORICAS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons