Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMBOIM, BIANCA BLOIS PINHEIRO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, VERA LUCIA GOMES DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, ILMA PASTANA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-22T14:39:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-22T14:39:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática para o ensino de suporte avançado de vida para alunos de enfermagem | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917773 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Sequência Didática (SD) é um Produto Educacional (PE) referente à dissertação do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA), da Universidade do Estado do Pará, elaborado por Bianca Blois Pinheiro Camboim, sob a orientação da Profa Dra. Ilma Pastana Ferreira e coorientação da Profa. Msc. Vera Lúcia Gomes de Oliveira. Esta SD tem o objetivo proporcionar uma melhor formação aos discentes do 9° semestre do curso de graduação em Enfermagem no atendimento das emergências cardiorrespiratórias, utilizando a abordagem sistemática do protocolo em Suporte Avançado de Vida (SAV), podendo ser aplicado as demais áreas da saúde, dependendo na necessidade e do modo aplicação. Diante das evidências científicas, existem lacunas para serem preenchidas em relação a esta temática, relacionadas à ausência de recursos didáticos e obstáculos na compreensão do protocolo de SAV. Desse modo, esta SD subsidia e orienta o docente no processo de ensino- aprendizagem sobre a temática em questão no âmbito educacional. Nesse sentido, as atividades desta SD estão relacionadas ao manual de SAV, atualizado pelo American Heart Associotion (AHA) em 2020, tendo em vista que a cada cinco anos a AHA atualiza o manual de SAV (AHA, 2020). Esta SD segue a seguinte ordem de estruturação das atividades a serem desenvolvidas com os discentes: título, tempo de duração, programação de conteúdo, objetivos, manual de orientação e recursos didáticos para o docente executar as atividades acadêmicas. O público-alvo são discentes a partir da 5a série, 9o semestre, Turma A e Turma B, manhã e tarde, respectivamente. Ao elaborar esta SD, propõe-se ao docente instruir e coordenar os discentes em cada atividade, para que haja entusiasmo e engajamento, contribuindo para o processo de ensino-aprendizado. Ao docente, espera-se que esse material sirva de orientação para a ministração de suas aulas de modo proveitoso, potencializando o aprendizado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3068KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENFERMAGEM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENFERMAGEM DE EMERGÊNCIA | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SUPORTE AVANÇADO DE VIDA PARA ALUNOS DE ENFERMAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SUPORTE AVANÇADO.pdf | 3,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917773/2/SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SUPORTE AVANÇADO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons