SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SUPORTE AVANÇADO DE VIDA PARA ALUNOS DE ENFERMAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAMBOIM, BIANCA BLOIS PINHEIRO-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, VERA LUCIA GOMES DE-
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, ILMA PASTANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-22T14:39:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-22T14:39:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática para o ensino de suporte avançado de vida para alunos de enfermagempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917773-
Resumo: dc.description.abstractEsta Sequência Didática (SD) é um Produto Educacional (PE) referente à dissertação do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA), da Universidade do Estado do Pará, elaborado por Bianca Blois Pinheiro Camboim, sob a orientação da Profa Dra. Ilma Pastana Ferreira e coorientação da Profa. Msc. Vera Lúcia Gomes de Oliveira. Esta SD tem o objetivo proporcionar uma melhor formação aos discentes do 9° semestre do curso de graduação em Enfermagem no atendimento das emergências cardiorrespiratórias, utilizando a abordagem sistemática do protocolo em Suporte Avançado de Vida (SAV), podendo ser aplicado as demais áreas da saúde, dependendo na necessidade e do modo aplicação. Diante das evidências científicas, existem lacunas para serem preenchidas em relação a esta temática, relacionadas à ausência de recursos didáticos e obstáculos na compreensão do protocolo de SAV. Desse modo, esta SD subsidia e orienta o docente no processo de ensino- aprendizagem sobre a temática em questão no âmbito educacional. Nesse sentido, as atividades desta SD estão relacionadas ao manual de SAV, atualizado pelo American Heart Associotion (AHA) em 2020, tendo em vista que a cada cinco anos a AHA atualiza o manual de SAV (AHA, 2020). Esta SD segue a seguinte ordem de estruturação das atividades a serem desenvolvidas com os discentes: título, tempo de duração, programação de conteúdo, objetivos, manual de orientação e recursos didáticos para o docente executar as atividades acadêmicas. O público-alvo são discentes a partir da 5a série, 9o semestre, Turma A e Turma B, manhã e tarde, respectivamente. Ao elaborar esta SD, propõe-se ao docente instruir e coordenar os discentes em cada atividade, para que haja entusiasmo e engajamento, contribuindo para o processo de ensino-aprendizado. Ao docente, espera-se que esse material sirva de orientação para a ministração de suas aulas de modo proveitoso, potencializando o aprendizado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3068KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectENSINOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENFERMAGEMpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENFERMAGEM DE EMERGÊNCIApt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SUPORTE AVANÇADO DE VIDA PARA ALUNOS DE ENFERMAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons