
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Antonio Jair Martins dos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FILHO, GERALDO BARBOSA DA SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-22T02:27:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-22T02:27:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-15 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917738 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A resistência dos povos indígenas não é apenas um tema atual, mas resultado de mais de 500 anos de luta pelos direitos suprimidos após a invasão do Brasil. Muitos indígenas tombaram na luta diária, principalmente pelo direito de existir. Muitas dessas lutas confluem para o direito pela terra demarcada, com intuito de mitigar os diversos assédios que todos os povos indígenas enfrentam. Este trabalho é uma homenagem a um indígena tombado, não pela luta direta pela demarcação do território, mas pelos assédios contemporâneos, como a violência, fruto das negligências que acontecem em decorrência da falta de um território demarcado. Iniciamos refletindo sobre o memorial, produzido pelo próprio Geraldo Barbosa da Silva Filho, quando em vida gestava a ideia da realização de um sonho a publicação de um livro, sendo esse sonho realizado pela sua esposa Maria Jaqueline Rodrigues Lima e suas filhas Itauany Lima da Silva e Chiara Lima da Silva. O texto central está relacionado às suas práticas pedagógicas e vivências relacionadas à educação, como meio de libertação e organização das lutas contemporâneas dos diversos povos indígenas, em especial o povo Tapeba. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
| Título: dc.title | Culturas vivas e saberes do amanhã, falas de um encantado (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| culturas-vivas-e-saberes-do-amanha-falas-de-um-encantado.pdf | 4,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917738/1/culturas-vivas-e-saberes-do-amanha-falas-de-um-encantado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: