Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Liliane Afonso de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amorim, Thaís Fernandes de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Jany Éric Queirós | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-22T01:14:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-22T01:14:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Semeando Poesia na Amazônia nossa de cada dia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917735 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-Book, intitulado "Semeando poesia na Amazônia nossa de cada dia", é o resultado do plano de trabalho “Semeando Textos: Explorando a Educação Ambiental na Literatura da Amazônia por meio da Escrita”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro II, por meio do projeto de extensão Semeando Textos. Sob a coordenação das docentes Liliane Afonso de Oliveira e Thaís Fernandes de Amorim, a iniciativa contou com a colaboração técnica de Jany Éric Queirós Ferreira e das alunas voluntárias do Projeto Claudilane Rodrigues, Laila Santos e Giulia Vale. O Projeto Semeando Textos foi inspirado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), que enfatizam a responsabilidade de integrar temas contemporâneos aos currículos escolares de forma transversal, com atenção especial à Educação Ambiental. Alinhado a esses princípios, o projeto visa promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, oferecendo aos estudantes uma educação mais contextualizada e relevante. Ao incorporar os Temas Transversais da BNCC, como sustentabilidade, diversidade, direitos humanos, educação financeira, saúde, ética e literatura amazônica o Projeto Semeando Textos proporciona uma abordagem que valoriza tanto o contexto local dos alunos quanto a formação cidadã. A literatura amazônica é utilizada como recurso central, permitindo aos estudantes explorar temas que dialogam com sua realidade e despertam a reflexão crítica. Dessa forma, o Projeto promove uma formação integral que prepara os alunos para enfrentar desafios contemporâneos. A iniciativa reforça o compromisso de uma educação que valoriza o meio ambiente e incentiva o engajamento com temas que são essenciais para o desenvolvimento de uma cidadania consciente e responsável. A Lei nº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), orienta que a Educação Ambiental deve permear todas as modalidades do ensino formal e não formal, promovendo uma consciência crítica e cidadã sobre questões ambientais. O projeto reflete o compromisso com a formação de cidadãos mais conscientes, engajados na preservação do meio ambiente e sensíveis à riqueza cultural e ecológica da Amazônia. A implementação deste projeto na escola Dom Pedro II teve como objetivo principal não apenas promover a reflexão sobre a educação ambiental, mas também propor práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de habilidades em Língua Portuguesa, com ênfase na produção textual e literária. Seguindo os princípios de teóricos como Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2005), o trabalho com sequências didáticas baseadas em gêneros discursivos explorou a criação poética, sempre relacionando o tema da sustentabilidade à realidade amazônica. A singularidade da literatura amazônica foi uma das grandes inspirações deste projeto, uma vez que valoriza e aproxima os estudantes da riqueza cultural da região, despertando neles o orgulho por sua identidade e a conscientização ambiental. Este e-Book é fruto dessas ações, compilando as produções poéticas dos alunos do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro II, que se dedicaram à criação de poemas que foram desenvolvidos durante oficinas com a equipe do Projeto, refinadas por meio de atividades colaborativas junto com a professora da Turma, Andréa Beatriz Galvão Breading e, finalmente, organizadas em um formato de livro digital. Com esta publicação, o projeto culmina em um evento de lançamento que busca compartilhar os resultados e aprendizagens com a comunidade escolar e local, reforçando a importância do diálogo entre escola, universidade e comunidade. Mais do que um produto final, este e-Book simboliza o protagonismo dos alunos e a consolidação de uma prática educativa transformadora. Que as sementes de poesia aqui plantadas floresçam em inspiração, conscientização e amor pela Amazônia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3007 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Coleção de Poesias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Amazônia | pt_BR |
Título: dc.title | Semeando Poesia na Amazônia nossa de cada dia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Semeando Poesia na Amazônia nossa de cada dia.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917735/2/Semeando Poesia na Amazônia nossa de cada dia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons