Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Brasília - IFB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Xavier, Lucas Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Rosa Amélia Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-19T21:23:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-19T21:23:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática: o ser surdo e o narrar-se | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917700 | - |
Resumo: dc.description.abstract | "Sequência Didática: o ser surdo e o narrar-se" é um material cuja proposta pretende promover o letramento e o ensino do português, como segunda língua, para pessoas surdas partindo da perspectiva bilíngue em que a Língua Brasileira de Sinais se insere como língua de instrução no processo educativo. A finalidade é desenvolver a habilidade de leitura, escrita e interpretação de texto literário através da literatura visual, de forma que propiciem a construção da reflexão crítica e a produção de narrativas próprias, primeiro em sinais e depois de forma escrita. Está organizada em 8 encontros e perpassa conteúdos da grande área de linguística, letras e artes. Têm centralidade, como recurso metodológico, as narrativas surdas publicadas e disponibilizadas em português e/ou em língua de sinais. São exploradas questões como Cultura e Identidades Surdas a partir da Literatura Visual/Surda, que é tudo aquilo que é produzido em sinais e tendo como centralidade a experiência do ser surdo. A partir dessas obras disponíveis, incentiva-se a produção das próprias narrativas dos participantes, primeiro em Libras, como recurso para o processo de letramento e aprendizagem do Português (leitura e escrita), segundo em língua portuguesa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,16 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Português | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática: o ser surdo e o narrar-se | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas Educativas em EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SD - o ser surdo e o narrar-se (1).pdf | 4,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917700/2/SD - o ser surdo e o narrar-se (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons