Guia educacional para o ensino na residência multiprofissional: subsídios para atuação da educação física em cuidados psiquiátricos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, PAMELA OLIVEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorGALVÃO, EDNA FERREIRA COELHO-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, ERICK ARTUR CORTINHAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-19T13:20:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-19T13:20:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherGuia educacional para o ensino na residência multiprofissional: subsídios para atuação da educação física em cuidados psiquiátricospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917694-
Resumo: dc.description.abstractO produto de ensino apresentado é resultado de uma dissertação de mestrado intitulada "Ensino em Saúde na Residência Multiprofissional em Educação Física – Produto Educacional para Residentes Multiprofissionais atuantes em Hospitais de Referência em Cuidados Psiquiátricos", realizada no Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O estudo teve como base as experiências dos residentes multiprofissionais de educação física da UEPA, que compartilharam suas percepções sobre sua formação inicial e sua atuação na Residência Multiprofissional, com foco em hospitais psiquiátricos. A pesquisa envolveu residentes dos anos de 2022 e 2023, que participaram de uma roda de conversa dividida em cinco eixos temáticos: formação em educação física, conhecimentos gerais da profissão, relação multi e interprofissional, saúde mental e clínicas psiquiátricas, além de sugestões para preceptoria, tutoria e desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos para a área. A análise revelou que os residentes enfrentam dificuldades significativas em sua formação, que não atende adequadamente às exigências para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) e em hospitais de saúde mental. Entre os desafios apontados, destacam-se as dificuldades no planejamento e execução das atividades de educação física com pacientes internados e equipes multiprofissionais, além de fragilidades no processo formativo dos residentes e preceptores, que pode comprometer a qualidade técnica e pedagógica do trabalho. Em resposta a essas dificuldades, o estudo propôs a criação de uma Sequência Pedagógica de Ensino específica para os residentes de educação física, com foco na formação contínua durante o curso da residência, e direcionada ao atendimento de pacientes internados em hospitais psiquiátricos. Os conteúdos abordam temas como saúde mental, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), patologias psiquiátricas, anamnese, exame do estado mental, prescrição de exercícios e avaliações físicas. O objetivo é contribuir para uma formação mais qualificada dos profissionais de educação física, especialmente para aqueles que atuam no contexto psiquiátrico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2756KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO FISICApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCUIDADOS PSIQUIÁTRICOSpt_BR
Título: dc.titleGuia educacional para o ensino na residência multiprofissional: subsídios para atuação da educação física em cuidados psiquiátricospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons