Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Korine Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-19T16:34:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-19T16:34:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cultivando novas raízes para a educação física escolar: uma proposta de formação continuada decolonial | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917691 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vitória. Integra-se à linha de pesquisa de Formação de Professores em Ensino de Humanidades e à temática de Ensino de Humanidades e Relações Étnico-Raciais. Trata-se de um estudo que aproxima a Educação Física da temática, com base na epistemologia Decolonial. A questão de investigação é: qual a compreensão dos(as) professores(as) de Educação Física da Rede Pública Estadual do Espírito Santo sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais? Como objetivo geral, propõe-se: analisar a compreensão dos(as) professores(as) de Educação Física, que atuam nas escolas da Rede Pública Estadual do Espírito Santo, situadas no município de Vitória, sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais, para desenvolver uma proposta de formação continuada na temática. Especificamente, busca-se: discutir a presença da Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Física Escolar; desenvolver uma proposta de formação continuada, com base nas compreensões acerca da Educação das Relações Étnico-Raciais e a partir de como são desenvolvidos os trabalhos pedagógicos, que envolvem a temática; elaborar um E-book, com base neste estudo, a fim de subsidiar formações continuadas para professores de Educação Física Escolar. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e de campo, do tipo exploratória. Foram realizadas entrevistas com 15 professores(as) de Educação Física da rede estadual. Quantos aos resultados observou-se que: a maior parte dos professores apenas tangencia a ERER, limitando-se à tematização de algumas práticas da cultura negra, ou intervindo pontualmente nas situações de conflito. Há também o entendimento de que não há relação da temática com o componente curricular e uma ainda muito forte ligação às práticas esportivas. Na mesma direção, encontraram-se declarações de negação das diferenças. Concluiuse que há necessidade de aprofundamento legal e teórico-conceitual, bem como de desenvolvimento da área para as questões concernentes à ERER, objetivando subsidiar o trabalho pedagógico dos profissionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação das relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
Título: dc.title | Cultivando novas raízes para a educação física escolar: uma proposta de formação continuada decolonial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_Cultivando_Novas_Raízes_Educação_Física.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917691/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_Cultivando_Novas_Raízes_Educação_Física.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons