Cultivando novas raízes para a educação física escolar: uma proposta de formação continuada decolonial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Korine Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-19T16:34:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-19T16:34:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-01-
identificador: dc.identifier.otherCultivando novas raízes para a educação física escolar: uma proposta de formação continuada decolonialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917691-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vitória. Integra-se à linha de pesquisa de Formação de Professores em Ensino de Humanidades e à temática de Ensino de Humanidades e Relações Étnico-Raciais. Trata-se de um estudo que aproxima a Educação Física da temática, com base na epistemologia Decolonial. A questão de investigação é: qual a compreensão dos(as) professores(as) de Educação Física da Rede Pública Estadual do Espírito Santo sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais? Como objetivo geral, propõe-se: analisar a compreensão dos(as) professores(as) de Educação Física, que atuam nas escolas da Rede Pública Estadual do Espírito Santo, situadas no município de Vitória, sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais, para desenvolver uma proposta de formação continuada na temática. Especificamente, busca-se: discutir a presença da Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Física Escolar; desenvolver uma proposta de formação continuada, com base nas compreensões acerca da Educação das Relações Étnico-Raciais e a partir de como são desenvolvidos os trabalhos pedagógicos, que envolvem a temática; elaborar um E-book, com base neste estudo, a fim de subsidiar formações continuadas para professores de Educação Física Escolar. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e de campo, do tipo exploratória. Foram realizadas entrevistas com 15 professores(as) de Educação Física da rede estadual. Quantos aos resultados observou-se que: a maior parte dos professores apenas tangencia a ERER, limitando-se à tematização de algumas práticas da cultura negra, ou intervindo pontualmente nas situações de conflito. Há também o entendimento de que não há relação da temática com o componente curricular e uma ainda muito forte ligação às práticas esportivas. Na mesma direção, encontraram-se declarações de negação das diferenças. Concluiuse que há necessidade de aprofundamento legal e teórico-conceitual, bem como de desenvolvimento da área para as questões concernentes à ERER, objetivando subsidiar o trabalho pedagógico dos profissionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
Título: dc.titleCultivando novas raízes para a educação física escolar: uma proposta de formação continuada decolonialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons