Luz, câmera e imaginação sociológica: Guia didático para o ensino de Sociologia por meio da produção de curta-metragem nas escolas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorViana, Roderick Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-18T18:12:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-18T18:12:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-18-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Roderick_Viana_Material_Didaticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917670-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi produzir material pedagógico para o ensino de Sociologia em conexão com a linguagem audiovisual. Mais especificamente, produzi um guia didático que sugere promover o exercício da imaginação sociológica por meio da produção de curta-metragem nas escolas. A necessidade de ampliar o repertório de práticas de ensino e recursos didáticos da Sociologia na educação básica, bem como de complementar outros materiais - sobretudo os livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) - no que se refere ao suporte a professores em atividades que trabalhem a interface ensino de Sociologia e a linguagem audiovisual, e, por fim, a necessidade da formação técnica, ética, estética e política para a produção crítica e responsável de imagens na sociedade contemporânea, justificaram a produção do guia. As etapas de produção do material didático foram as seguintes: (i) pesquisa bibliográfica; (ii) levantamento do estado da arte; (iii) relato de experiência; (iv) produção do guia didático; (v) testagem do material. A pesquisa ocorreu no período de agosto/2022 a agosto/2024 no âmbito do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). O resultado foi a elaboração de um guia com atividades teóricas e práticas concebidas a partir dos pressupostos da Sociologia Escolar, bem como das abordagens pedagógicas histórico-culturais, das metodologias ativas e da Educação 3.0.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18.6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem audiovisualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuia didáticopt_BR
Título: dc.titleLuz, câmera e imaginação sociológica: Guia didático para o ensino de Sociologia por meio da produção de curta-metragem nas escolaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons