Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Viana, Roderick Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-18T18:12:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-18T18:12:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Roderick_Viana_Material_Didatico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917670 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi produzir material pedagógico para o ensino de Sociologia em conexão com a linguagem audiovisual. Mais especificamente, produzi um guia didático que sugere promover o exercício da imaginação sociológica por meio da produção de curta-metragem nas escolas. A necessidade de ampliar o repertório de práticas de ensino e recursos didáticos da Sociologia na educação básica, bem como de complementar outros materiais - sobretudo os livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) - no que se refere ao suporte a professores em atividades que trabalhem a interface ensino de Sociologia e a linguagem audiovisual, e, por fim, a necessidade da formação técnica, ética, estética e política para a produção crítica e responsável de imagens na sociedade contemporânea, justificaram a produção do guia. As etapas de produção do material didático foram as seguintes: (i) pesquisa bibliográfica; (ii) levantamento do estado da arte; (iii) relato de experiência; (iv) produção do guia didático; (v) testagem do material. A pesquisa ocorreu no período de agosto/2022 a agosto/2024 no âmbito do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). O resultado foi a elaboração de um guia com atividades teóricas e práticas concebidas a partir dos pressupostos da Sociologia Escolar, bem como das abordagens pedagógicas histórico-culturais, das metodologias ativas e da Educação 3.0. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18.6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem audiovisual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guia didático | pt_BR |
Título: dc.title | Luz, câmera e imaginação sociológica: Guia didático para o ensino de Sociologia por meio da produção de curta-metragem nas escolas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Roderick_Viana_Material_Didatico.pdf | 19,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917670/2/TCC_Roderick_Viana_Material_Didatico.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons