Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barp, Dulce Pereira Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Boff, Elisa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-18T14:56:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-18T14:56:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE_DPCBarp | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917642 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático foi desenvolvido como Produto Educacional de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul. Esta proposta tem como objetivo auxiliar e inspirar profissionais nas suas trajetórias, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com o uso de estratégias de aprendizagem ativa, mapas conceituais e sugestões de atividades que abordam o tema frações. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) foi baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, desenvolvida em oito etapas de planejamento bem organizadas e detalhadas neste Produto Educacional tendo como intuito de ensinar o conteúdo das frações para alunas concluintes do terceiro ano do Curso Normal, assim contribuindo para que, posteriormente, quando forem ensinar a seus alunos dos Anos Iniciais tenham total conhecimento do assunto, tornando a aprendizagem de seus futuros estudantes significativa e duradoura. Durante o desenvolvimento da UEPS, a pesquisadora utilizou algumas estratégias de Aprendizagem Ativa difundidas por Elmôr-Filho et al. (2019), assim como mapas conceituais que visaram identificar conhecimento dos estudantes segundo Moreira (2011). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática da Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Frações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Curso Normal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Magistério | pt_BR |
Título: dc.title | Um guia didático sobre frações aplicado na disciplina de didática da Matemática do curso normal por meio de UEPS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE_DPCBarp.pdf | 5,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917642/2/PE_DPCBarp.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons