Um guia didático sobre frações aplicado na disciplina de didática da Matemática do curso normal por meio de UEPS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarp, Dulce Pereira Carneiro-
Autor(es): dc.contributor.authorBoff, Elisa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-18T14:56:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-18T14:56:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-
identificador: dc.identifier.otherPE_DPCBarppt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917642-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático foi desenvolvido como Produto Educacional de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul. Esta proposta tem como objetivo auxiliar e inspirar profissionais nas suas trajetórias, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com o uso de estratégias de aprendizagem ativa, mapas conceituais e sugestões de atividades que abordam o tema frações. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) foi baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, desenvolvida em oito etapas de planejamento bem organizadas e detalhadas neste Produto Educacional tendo como intuito de ensinar o conteúdo das frações para alunas concluintes do terceiro ano do Curso Normal, assim contribuindo para que, posteriormente, quando forem ensinar a seus alunos dos Anos Iniciais tenham total conhecimento do assunto, tornando a aprendizagem de seus futuros estudantes significativa e duradoura. Durante o desenvolvimento da UEPS, a pesquisadora utilizou algumas estratégias de Aprendizagem Ativa difundidas por Elmôr-Filho et al. (2019), assim como mapas conceituais que visaram identificar conhecimento dos estudantes segundo Moreira (2011).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidática da Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFraçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurso Normalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMagistériopt_BR
Título: dc.titleUm guia didático sobre frações aplicado na disciplina de didática da Matemática do curso normal por meio de UEPSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons