Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Alissany Santos Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CALDEIRA, Jhone | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FARIA, Elizabeth Cristina de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-15T00:24:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-15T00:24:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA_DIDÁTICA_MM_CAPTAÇÃO_DA_ÁGUA_DA_CHUVA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917596 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta sequência didática é um manual orientado a professores que visa promover o ensino de Matemática com foco na conscientização ambiental e interdisciplinaridade. A proposta explora o tema da captação de água da chuva, usando atividades de Modelagem Matemática e os passos do Ensino Exploratório para envolver os alunos em problemas reais e aplicados. O manual fornece orientações detalhadas para cada etapa das atividades, incluindo introdução ao tema, explicações sobre conceitos matemáticos e ambientais, e instruções para a construção de ferramentas simples, como pluviômetros. A sequência é estruturada para o ensino médio, mas pode ser adaptada para outros níveis. As aulas utilizam uma metodologia ativa, incentivando a reflexão, o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e a colaboração em grupo. O objetivo principal é que os estudantes compreendam conceitos matemáticos aplicados, especialmente em áreas como geometria e cálculos de volume, ao mesmo tempo em que desenvolvem uma postura crítica sobre o uso e a preservação dos recursos hídricos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,06 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | modelagem matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino exploratório | pt_BR |
Título: dc.title | MODELAGEM MATEMÁTICA NA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA: UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO- MANUAL PARA PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SEQUÊNCIA_DIDÁTICA_MM_CAPTAÇÃO_DA_ÁGUA_DA_CHUVA.pdf | 7,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917596/2/SEQUÊNCIA_DIDÁTICA_MM_CAPTAÇÃO_DA_ÁGUA_DA_CHUVA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons