Arquivo: Olhares Estudantis Final.mp4

OLHARES ESTUDANTIS: Produções Audiovisuais e a Construção de Identidades e Memórias no Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Bárbara de Almeida Tavares-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Thiago de Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-14T14:10:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-14T14:10:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
identificador: dc.identifier.otherOlhares Estudantis Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917568-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa investiga o uso do audiovisual como ferramenta de expressão de identidades e memórias de estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Goiás – Campus Formosa, inserida na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A partir de uma abordagem qualitativa e crítica, a pesquisa se baseia em dispositivos pedagógicos como a Fotografia Narrada, o Minuto Lumière e o Filme-carta, incorporados na oficina “Olhares Estudantis”. A oficina, inspirada nos princípios do Projeto “Inventar com a Diferença – Cinema e Direitos Humanos”, proporcionou aos estudantes oportunidades de reflexão e expressão sobre suas vivências escolares e a construção de um espaço de memória coletiva. A produção audiovisual, que culminou em filmes-cartas, permitiu que os estudantes narrassem suas experiências e percepções de forma autoral e sensível. A pesquisa incluiu a realização da mostra audiovisual "Olhares Estudantis", onde os filmes foram exibidos para a comunidade escolar, promovendo o diálogo e a escuta sobre as histórias dos alunos. Os resultados indicam que a utilização do audiovisual em práticas educativas contribui significativamente para a construção de identidades e para a valorização das memórias escolares, proporcionando um espaço em que os estudantes assumem o protagonismo de suas próprias narrativas e refletem sobre sua formação no contexto da EPT. O filme resultante, intitulado "Olhares Estudantis", constitui-se como um produto educacional que documenta a trajetória dos estudantes e pode ser utilizado como recurso pedagógico em diferentes contextos educacionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent218,6 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypemp4pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaudiovisualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprodução audiovisual escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectidentidadept_BR
Título: dc.titleOLHARES ESTUDANTIS: Produções Audiovisuais e a Construção de Identidades e Memórias no Ensino Médio Integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons