O CONHECIMENTO DE CULTURA E SUA INFLUÊNCIA NA ATUAÇÃO DE INTÉRPRETES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE ATENDEM ALUNOS SURDOS E HAITIANOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira dos Santos, Douglas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-14T12:55:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-14T12:55:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485-
identificador: dc.identifier.otherATUAÇÃO DE INTÉRPRETES: ENSINO A ALUNOS SURDOS HAITIANOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917567-
Resumo: dc.description.abstractDurante uma aula em escola de ensino regular, um intérprete de Crioulo do Haiti em face ao seu desconhecimento da expressão popular brasileira "Ele bateu as botas", tem dificuldade de passar o sentido da frase. Ele nunca tinha ouvido esta expressão e desconhecia seu sentido. Em outra ocasião, em uma aula de Libras na universidade, uma professora surda cumprimenta a turma com gestos que remetiam a uma música popular, e o intérprete conseguiu reproduzir a saudação corretamente por conhecer os movimentos associados à letra da música. Este projeto de pesquisa visa explorar esta relação que há entre cultura e o ato de interpretar de uma língua para outra, focando nos pares linguísticos de Libras e Crioulo do Haiti. A presença das comunidades haitiana e surda no Brasil é significativa. A pesquisa analisará práticas interpretativas em instituições de ensino, buscando promover uma compreensão de como conhecimento de cultura influencia na competência dos intérpretes. O projeto abordará aspectos específicos da cultura haitiana e surda, com o objetivo de fomentar uma educação pública de qualidade e inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent666 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectINTÉRPRETESpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectALUNOS SURDOSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCULTURA HAITIANApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLIBRASpt_BR
Título: dc.titleO CONHECIMENTO DE CULTURA E SUA INFLUÊNCIA NA ATUAÇÃO DE INTÉRPRETES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE ATENDEM ALUNOS SURDOS E HAITIANOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons