Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bezerra, Maria Josiane dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ghidini, André Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-13T17:01:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-13T17:01:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | ARCO DE MAGUEREZ: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL SOBRE ACIDENTES DOMÉSTICOS PARA AS AULAS DE QUÍMICA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917556 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional resultado dessa pesquisa consistiu na elaboração de “atividades experimentais problematizadas” para o ensino das Transformações Químicas e Físicas, Misturas e Tipos de Misturas, que tem como objetivo ampliar o entendimento e a aplicação da Metodologia da Problematização e o arco de Maguerez contextualizando os conteúdos escolares por meio da temática Acidentes Domésticos, de modo que o estudante atue como protagonista na resolução de problemas e reconheça a Química no cotidiano das suas práticas. Dessa forma, o material apresenta os objetos de conhecimentos e suas respectivas competências e habilidades, bem como disponibiliza a contextualização da temática “Acidentes domésticos” destacando os casos que envolvem queimaduras e intoxicação, que podem ser articuladas com os objetos de conhecimentos sugeridos e as práticas experimentais apresentadas. Ao longo do guia é possível encontrar algumas dicas e alertas para algumas situações que podem ocorrer no ambiente doméstico em que a Química está envolvida. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 27 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arco de Maguerez | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Problematização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acidentes domésticos | pt_BR |
Título: dc.title | ARCO DE MAGUEREZ: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL SOBRE ACIDENTES DOMÉSTICOS PARA AS AULAS DE QUÍMICA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL - VERSÃO FINAL JOSIANE.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917556/2/PRODUTO EDUCACIONAL - VERSÃO FINAL JOSIANE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons