Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, José Victor Acioli da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ghidini, André Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-13T16:57:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-13T16:57:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | TRILHA DE APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917555 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional resultado dessa pesquisa consistiu na elaboração de “trilhas de aprendizagem contextualizadas” para o ensino de competências e habilidades de Ciências da Natureza no novo Ensino Médio, que tem como objetivo servir de material de apoio para favorecer a prática do professor. Nesse sentido, essas trilhas consistem em uma proposta de orientações, de forma contextualizada, para desenvolver competências e habilidades de Ciências da Natureza exigidas na BNCC, com sugestões de caminhos, como textos, figuras, charges, vídeos, jogos, dinâmicas, atividades de fixação, webquests, experimentos, estudo de casos, situações-problemas, desafios e entre outros procedimentos a serem seguidos. O produto educacional está organizado em trilhas que abordam as disciplinas de Biologia, Física e Química, atendendo alguns dos objetos de conhecimentos e as respectivas competências e habilidades da área de Ciências da Natureza, que podem ser utilizadas para contextualizar a temática “Impactos Ambientais e sustentabilidade”, “Fontes energéticas” e “Poluição e desequilíbrios ambientais” no Novo Ensino Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 44 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trilhas de Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da Natureza | pt_BR |
Título: dc.title | TRILHA DE APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional- versão enviar.pdf | 6,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917555/2/Produto Educacional- versão enviar.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons