O DEVIR DOCENTE: experiências e reflexões de professores de História iniciantes no Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Munique Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-12T16:01:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-12T16:01:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherO DEVIR DOCENTE: experiências e reflexões de professores de História iniciantes no Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierjpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917545-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação é fruto de uma pesquisa sobre a constituição docente, ou “devir docente”, entre professores iniciantes de História que atuam como tutores no Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (PVS-Cecierj), no estado do Rio de Janeiro. Situando-se no debate em torno do trabalho docente e seus saberes, práticas, experiências e processos formativos, o principal objetivo da dissertação é compreender como as experiências no PVS-Cecierj contribuem para a formação profissional desses professores. Para tal, desenvolve-se um estudo a partir de narrativas docentes de professores que atuam ou atuaram como tutores de História no projeto em questão, coletadas por meio de questionários e entrevistas que trazem à tona vivências, pontos de vista, sensibilidades e saberes. Tais narrativas são analisadas à luz de reflexões sobre a “formação profissional docente”, as “experiências docentes” e os “saberes docentes”, com base em trabalhos de António Nóvoa, Maurice Tardif, Mariana Amorim e Ana Maria Monteiro, dentre outros autores. Através da apresentação deste pré-vestibular social que busca contornar as defasagens de escolarização básica rumo ao direito à Educação Superior por milhares de estudantes, busca-se, ainda, descortinar o PVS-Cecierj como um espaço potente para a indução profissional de professores de História, com vistas à profissionalização docente. Nesse ponto, a dissertação enfatiza a capacitação, o acompanhamento nos planejamentos de aula, as orientações, as trocas de experiências e o suporte pedagógico e emocional organizado pela Coordenação de História do projeto. Dessa forma, a dissertação revela a complexidade do devir docente no espaço do PVS-Cecierj, através da voz dos próprios tutores do projeto em formulários e entrevistas, visando uma compreensão aprofundada do impacto dessas experiências na formação e na prática pedagógica dos professores de História iniciantes. Com isso, abrem-se caminhos para futuras pesquisas sobre a constituição docente e o papel crucial dos pré-vestibulares sociais na educação brasileira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.029 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Devir docente; Constituição docente; Indução profissional docente; Comunidade de aprendizagem docente; PVS-Cecierj.pt_BR
Título: dc.titleO DEVIR DOCENTE: experiências e reflexões de professores de História iniciantes no Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierjpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons