Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Munique Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-12T16:01:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-12T16:01:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | O DEVIR DOCENTE: experiências e reflexões de professores de História iniciantes no Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917545 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação é fruto de uma pesquisa sobre a constituição docente, ou “devir docente”, entre professores iniciantes de História que atuam como tutores no Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (PVS-Cecierj), no estado do Rio de Janeiro. Situando-se no debate em torno do trabalho docente e seus saberes, práticas, experiências e processos formativos, o principal objetivo da dissertação é compreender como as experiências no PVS-Cecierj contribuem para a formação profissional desses professores. Para tal, desenvolve-se um estudo a partir de narrativas docentes de professores que atuam ou atuaram como tutores de História no projeto em questão, coletadas por meio de questionários e entrevistas que trazem à tona vivências, pontos de vista, sensibilidades e saberes. Tais narrativas são analisadas à luz de reflexões sobre a “formação profissional docente”, as “experiências docentes” e os “saberes docentes”, com base em trabalhos de António Nóvoa, Maurice Tardif, Mariana Amorim e Ana Maria Monteiro, dentre outros autores. Através da apresentação deste pré-vestibular social que busca contornar as defasagens de escolarização básica rumo ao direito à Educação Superior por milhares de estudantes, busca-se, ainda, descortinar o PVS-Cecierj como um espaço potente para a indução profissional de professores de História, com vistas à profissionalização docente. Nesse ponto, a dissertação enfatiza a capacitação, o acompanhamento nos planejamentos de aula, as orientações, as trocas de experiências e o suporte pedagógico e emocional organizado pela Coordenação de História do projeto. Dessa forma, a dissertação revela a complexidade do devir docente no espaço do PVS-Cecierj, através da voz dos próprios tutores do projeto em formulários e entrevistas, visando uma compreensão aprofundada do impacto dessas experiências na formação e na prática pedagógica dos professores de História iniciantes. Com isso, abrem-se caminhos para futuras pesquisas sobre a constituição docente e o papel crucial dos pré-vestibulares sociais na educação brasileira. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.029 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Devir docente; Constituição docente; Indução profissional docente; Comunidade de aprendizagem docente; PVS-Cecierj. | pt_BR |
Título: dc.title | O DEVIR DOCENTE: experiências e reflexões de professores de História iniciantes no Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Munique_Fernandes_Gomes_UFRJ.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917545/2/Munique_Fernandes_Gomes_UFRJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons