Um breve histórico da democratização do Colégio Pedro II a partir dos anos 1990

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, William-
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, Adjovanes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-12T13:14:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-12T13:14:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-25-
identificador: dc.identifier.otherWILLIAMCARVALHO2023PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917539-
Resumo: dc.description.abstractEsse E-book é um Produto Educacional, vinculado à Pesquisa de Mestrado do PROFEPT, sob o título “O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO COLÉGIO PEDRO II E A SUA EQUIPARAÇÃO COM OS DEMAIS INSTITUTOS FEDERAIS, INSTITUCIONALIZADA PELA LEI 12.677/2012”, tendo como objetivo principal descrever e dar conhecimento sobre a trajetória do Colégio Pedro II quanto ao tema democratização e sua gestão democrática, a partir dos anos 1990, identificado na pesquisa como o início das mobilizações em favor dessa democratização. O tema da pesquisa está diretamente relacionado à construção histórica das comunidades acadêmicas e escolares pela democratização das suas Instituições, nos mais de 113 anos de história da Rede Federal de Ensino Profissional Científico e Tecnológica (RFEPCT), com foco no histórico da democratização do Colégio Pedro II (CPII), bem como na sua gestão democrática, seu ingresso nesta RFEPCT e, consequentemente, sua equiparação com os demais Institutos Federais. O Colégio Pedro II, fundado em 1837, criado por Decreto Imperial de 02 de dezembro de 1837, se manteve na maior parte da sua existência em isolamento institucional no Sistema Federal de Ensino, não fazendo parte de qualquer Rede Sistêmica da Educação Pública Brasileira até o ano de 2012, em que passou a integrar a RFEPCT, passando a utilizar uma nova legislação e, consequentemente, novas normas e regulamentos, em desdobramento a esta, que determinaram várias mudanças estruturais importantes na sua gestão democrática institucional, o que foi apresentado e pontuado ao longo de toda a apresentação histórica desse E-book. Ao final do trabalho, estão apresentadas três entrevistas, com personagens importantes em todo o processo e na luta pela democratização da Instituição, principalmente na década de 1990, que influenciaram e serviram como parâmetro para os futuros embates que ocorreram em favor da democratização da instituição.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,78 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro IIpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II – Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Brasil)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação e democracia - Brasilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização da educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão democráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia administrativapt_BR
Título: dc.titleUm breve histórico da democratização do Colégio Pedro II a partir dos anos 1990pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons