Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, William | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, Adjovanes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-12T13:14:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-12T13:14:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | WILLIAMCARVALHO2023PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917539 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse E-book é um Produto Educacional, vinculado à Pesquisa de Mestrado do PROFEPT, sob o título “O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO COLÉGIO PEDRO II E A SUA EQUIPARAÇÃO COM OS DEMAIS INSTITUTOS FEDERAIS, INSTITUCIONALIZADA PELA LEI 12.677/2012”, tendo como objetivo principal descrever e dar conhecimento sobre a trajetória do Colégio Pedro II quanto ao tema democratização e sua gestão democrática, a partir dos anos 1990, identificado na pesquisa como o início das mobilizações em favor dessa democratização. O tema da pesquisa está diretamente relacionado à construção histórica das comunidades acadêmicas e escolares pela democratização das suas Instituições, nos mais de 113 anos de história da Rede Federal de Ensino Profissional Científico e Tecnológica (RFEPCT), com foco no histórico da democratização do Colégio Pedro II (CPII), bem como na sua gestão democrática, seu ingresso nesta RFEPCT e, consequentemente, sua equiparação com os demais Institutos Federais. O Colégio Pedro II, fundado em 1837, criado por Decreto Imperial de 02 de dezembro de 1837, se manteve na maior parte da sua existência em isolamento institucional no Sistema Federal de Ensino, não fazendo parte de qualquer Rede Sistêmica da Educação Pública Brasileira até o ano de 2012, em que passou a integrar a RFEPCT, passando a utilizar uma nova legislação e, consequentemente, novas normas e regulamentos, em desdobramento a esta, que determinaram várias mudanças estruturais importantes na sua gestão democrática institucional, o que foi apresentado e pontuado ao longo de toda a apresentação histórica desse E-book. Ao final do trabalho, estão apresentadas três entrevistas, com personagens importantes em todo o processo e na luta pela democratização da Instituição, principalmente na década de 1990, que influenciaram e serviram como parâmetro para os futuros embates que ocorreram em favor da democratização da instituição. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,78 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio Pedro II | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio Pedro II – História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Brasil) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e democracia - Brasil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Democratização da educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia administrativa | pt_BR |
Título: dc.title | Um breve histórico da democratização do Colégio Pedro II a partir dos anos 1990 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
WILLIAMCARVALHO2023PRODEDUC.pdf | E-book | 3,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917539/2/WILLIAMCARVALHO2023PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons