PROEJA literário : guia de aplicação para a prática da biblioterapia: contribuições da literatura para a humanização da EPT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Wayza-
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-12T13:07:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-12T13:07:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherWAYZALIMA2023PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917538-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional Proeja Literário, GUIA PARA A APLICAÇÃO DA PRÁTICA DE BIBLIOTERAPIA:CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA A HUMANIZAÇÃO DA EPT foi desenvolvido a partir da dissertação de mestrado A BIBLIOTERAPIA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO EM ALUNOS DO PROEJA, produzida no âmbito do mestrado profissional PROFEPT, Colégio Pedro II. Constitui-se em um guia, voltado para professores do Proeja e fundamentado nas Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Este guia tem por objetivo apresentar os docentes à prática da biblioterapia mostrando o caminho para organizar encontros de biblioterapia com os seus discentes, utilizando as funções terapêuticas da leitura literária. Este material tem a intenção de oferecer ao educador a possibilidade de utilizar as propriedades terapêuticas do texto literário para abrir diálogos com os discentes a respeito de temáticas que atravessam o cotidiano do aluno do Proeja como preconceitos, dificuldade de aprendizagem, a necessidade de conciliar trabalho, família e estudo , dentre outras, fatores que, muitas vezes, dificultam a construção de um sentimento de pertencimento do estudante em relação ao ambiente escolar A intenção é que o texto literário dialogue com as emoções dos discentes para que façam os processos de identificação com os dilemas das personagens, catarse e introspecção, refletindo sobre as possíveis sensações de não pertencimento ao espaço escolar, fortalecendo o seu vínculo com o grupo e com a instituição através dos diálogos que são suscitados após as leituras realizadas. Acredita-se que o produto educacional possa auxiliar os professores a criarem espaços de diálogo a respeito das dificuldades enfrentadas pelos alunos do Proeja, sobre os seus sonhos e expectativas, oportunizando práticas pedagógicas mais humanizadoras capazes de potencializar oportunidades de construção de sentimento de pertencimento dos estudantes ao espaço escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,70 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiblioterapiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPermanência na escolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
Título: dc.titlePROEJA literário : guia de aplicação para a prática da biblioterapia: contribuições da literatura para a humanização da EPTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons