Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Wayza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-12T13:07:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-12T13:07:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | WAYZALIMA2023PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917538 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional Proeja Literário, GUIA PARA A APLICAÇÃO DA PRÁTICA DE BIBLIOTERAPIA:CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA A HUMANIZAÇÃO DA EPT foi desenvolvido a partir da dissertação de mestrado A BIBLIOTERAPIA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO EM ALUNOS DO PROEJA, produzida no âmbito do mestrado profissional PROFEPT, Colégio Pedro II. Constitui-se em um guia, voltado para professores do Proeja e fundamentado nas Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Este guia tem por objetivo apresentar os docentes à prática da biblioterapia mostrando o caminho para organizar encontros de biblioterapia com os seus discentes, utilizando as funções terapêuticas da leitura literária. Este material tem a intenção de oferecer ao educador a possibilidade de utilizar as propriedades terapêuticas do texto literário para abrir diálogos com os discentes a respeito de temáticas que atravessam o cotidiano do aluno do Proeja como preconceitos, dificuldade de aprendizagem, a necessidade de conciliar trabalho, família e estudo , dentre outras, fatores que, muitas vezes, dificultam a construção de um sentimento de pertencimento do estudante em relação ao ambiente escolar A intenção é que o texto literário dialogue com as emoções dos discentes para que façam os processos de identificação com os dilemas das personagens, catarse e introspecção, refletindo sobre as possíveis sensações de não pertencimento ao espaço escolar, fortalecendo o seu vínculo com o grupo e com a instituição através dos diálogos que são suscitados após as leituras realizadas. Acredita-se que o produto educacional possa auxiliar os professores a criarem espaços de diálogo a respeito das dificuldades enfrentadas pelos alunos do Proeja, sobre os seus sonhos e expectativas, oportunizando práticas pedagógicas mais humanizadoras capazes de potencializar oportunidades de construção de sentimento de pertencimento dos estudantes ao espaço escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,70 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos (EJA) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROEJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioterapia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Permanência na escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | PROEJA literário : guia de aplicação para a prática da biblioterapia: contribuições da literatura para a humanização da EPT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
WAYZALIMA2023PRODEDUC.pdf | E-book | 4,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917538/2/WAYZALIMA2023PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons