Dashboard educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA, Samuel-
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO, Robson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-12T13:00:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-12T13:00:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-26-
identificador: dc.identifier.otherSAMUELBARBOSA2023PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917537-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi desenvolvido como requisito parcial exigido pela CAPES para a obtenção do título de mestre no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Colégio Pedro II, localizado no Rio de Janeiro. O produto consiste em um dashboard educacional (DE) associado à dissertação intitulada "Personalização da Aprendizagem: uso de dashboard para aprimorar o ensino na educação profissional e tecnológica". A fundamentação dessa dissertação parte do pressuposto de que o aluno é capaz de desenvolver autonomia, perceber sua realidade e realizar intervenções em seu processo de aprendizagem com estímulos adequados. Nesse sentido, o dashboard dos dados de aprendizagem é utilizado como uma tecnologia para fornecer informações provenientes dos indicadores da educação produzidos durante o curso. Ele busca apresentar graficamente as informações de forma a evidenciar padrões de desempenho dos estudantes. Ao analisar cuidadosamente os dados de aprendizagem dos alunos, o professor tem subsídios para realizar intervenções e promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem, considerando o contexto que envolve o professor, a turma e o aluno. Desta forma, esse produto se apresenta como uma ferramenta de apoio para os docentes realizarem a gestão do ensino orientada por dados de aprendizagem, o que pode despertar novas perspectivas e visões para a formação plena e integral do aluno. Na perspectiva do estudante, permite a percepção de sua realidade no contexto da aprendizagem, exibindo pontos positivos e fragilidades, a fim de identificar aspectos de melhoria contínua. O dashboard educacional foi construído a partir de um modelo desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para avaliação em larga escala da educação profissional e tecnológica. De acordo com Moraes et al. (2020) esse modelo é orientado pelas capacidades técnicas de um determinado perfil profissional. O contexto desta pesquisa envolveu alunos de uma turma do ensino médio integrado com curso técnico em automação industrial na escola Senai em São Gonçalo, RJ. A fase de experimentação foi delimitada a uma disciplina específica do curso, Medição de Variáveis Físicas Industriais, com duração de cento e dezesseis horas (116h).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,48 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem centrada no alunopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDashboardspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
Título: dc.titleDashboard educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typesoftwarept_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons