Vidas pretas trabalhadoras percebendo-se

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACHADO, Islen-
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-12T11:01:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-12T11:01:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-
identificador: dc.identifier.otherISLENMACHADO2023PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917533-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book é fruto da dissertação intitulada Os corpos negros dos alunos trabalhadores no Proeja: narrativas teóricas, desafios e possibilidades, desenvolvida ao longo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Pedro II. Tal pesquisa teve como objetivo conhecer, por meio de levantamento, a realidade racial vivida no Proeja do Colégio Pedro II, fazendo um paralelo com os estudos sobre as relações raciais no Brasil e, a partir deles, construir propostas de representatividade no espaço escolar da Educação Profissional Tecnológica por meio de um e-book formativo, aqui apresentado. Nesse sentido, a delimitação desse perfil étnico-racial foi conectada com as percepções de quatro obras amplamente estudadas na área e os discursos desta pesquisadora que conduziu a investigação. Os cursos do Proeja oferecidos pelo Colégio são predominantemente pretos e pardos abrindo espaço para a formação dessa classe trabalhadora historicamente silenciada, e que ainda é marcada pela invisibilidade e por microagressões raciais cotidianas Dessa forma, o produto educacional que se segue é um e-book formativo construído através dos debates étnico-raciais trazidos por diferentes autores negros no seio da dissertação e das narrativas dos estudantes negros e pardos – sujeitos da pesquisa de origem – e, que, ainda, problematiza o papel desses discursos na construção da representatividade negra no cotidiano do Proeja do Colégio Pedro II. Por escolha epistemológica, ética e política, o produto educacional tem como referência a Análise Dialógica do Discurso na perspectiva bakhtiniana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,31 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNegros – Educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNegros – Empregopt_BR
Palavras-chave: dc.subject. Negros – Condições sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
Título: dc.titleVidas pretas trabalhadoras percebendo-sept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons