Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MACHADO, Islen | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-12T11:01:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-12T11:01:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | ISLENMACHADO2023PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917533 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book é fruto da dissertação intitulada Os corpos negros dos alunos trabalhadores no Proeja: narrativas teóricas, desafios e possibilidades, desenvolvida ao longo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Pedro II. Tal pesquisa teve como objetivo conhecer, por meio de levantamento, a realidade racial vivida no Proeja do Colégio Pedro II, fazendo um paralelo com os estudos sobre as relações raciais no Brasil e, a partir deles, construir propostas de representatividade no espaço escolar da Educação Profissional Tecnológica por meio de um e-book formativo, aqui apresentado. Nesse sentido, a delimitação desse perfil étnico-racial foi conectada com as percepções de quatro obras amplamente estudadas na área e os discursos desta pesquisadora que conduziu a investigação. Os cursos do Proeja oferecidos pelo Colégio são predominantemente pretos e pardos abrindo espaço para a formação dessa classe trabalhadora historicamente silenciada, e que ainda é marcada pela invisibilidade e por microagressões raciais cotidianas Dessa forma, o produto educacional que se segue é um e-book formativo construído através dos debates étnico-raciais trazidos por diferentes autores negros no seio da dissertação e das narrativas dos estudantes negros e pardos – sujeitos da pesquisa de origem – e, que, ainda, problematiza o papel desses discursos na construção da representatividade negra no cotidiano do Proeja do Colégio Pedro II. Por escolha epistemológica, ética e política, o produto educacional tem como referência a Análise Dialógica do Discurso na perspectiva bakhtiniana. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,31 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos (EJA) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Negros – Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Negros – Emprego | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | . Negros – Condições sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROEJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para o trabalho | pt_BR |
Título: dc.title | Vidas pretas trabalhadoras percebendo-se | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ISLENMACHADO2023PRODEDUC.pdf | E-book | 5,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917533/2/ISLENMACHADO2023PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons