Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Rio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Galdino, Jaqueline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sertã Costa, Christine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-13T11:02:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-13T11:02:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sites.google.com/view/autismoejogos/in%C3%ADcio | - |
identificador: dc.identifier.other | Alfabetização Matemática de alunos com TEA: uma proposta de ensino mediada pela tecnologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917526 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino mediada pela tecnologia, em especial, através da criação de jogos digitais para apoiar a alfabetização matemática de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para que se possa compreender melhor a relevância deste tema, apresenta-se o percurso histórico da educação especial até os dias atuais, abordando a história do autismo e apresentando as características desse transtorno e suas especificidades. Faz-se uma análise da inclusão de alunos com autismo na classe regular e a importância do Plano Educacional Individualizado para o desenvolvimento desses educandos. Ao longo do trabalho, discute-se como se dá o aprendizado da matemática por alunos autistas e explora-se a eficácia do uso da tecnologia como recurso educacional. Ademais, reflete-se sobre a utilização de jogos digitais como estratégia facilitadora do processo de alfabetização matemática, ao suscitar habilidades e competências que vão além de conteúdos matemáticos. O trabalho reforça a criação de jogos digitais como uma importante ferramenta para apoiar a alfabetização matemática e o desenvolvimento global de alunos com transtorno do espectro autista. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
Título: dc.title | Alfabetização matemática de autistas: uma coletânea de jogos digitais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons