Ensino de álgebra e geometria por meio de atividades multiculturais: um olhar a partir da Neurociência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTormena, Ivonei João-
Autor(es): dc.contributor.authorBaier, Tânia-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Eduardo Simão da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-13T00:16:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-13T00:16:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de álgebra e geometria por meio de atividades multiculturais: um olhar a partir da Neurociênciapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917525-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida no grupo de pesquisa “Neurociência no Ensino de Ciências e Matemática”, linha de pesquisa “Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática” do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau. Apresenta possibilidades pedagógicas que objetivam contribuir para o ensino e a aprendizagem de conteúdos de álgebra e geometria, nos anos finais do ensino fundamental, por meio de atividades didáticas multiculturais. Visando contemplar o Multiculturalismo, um dos temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular, por meio de pesquisa bibliográfica foram selecionadas criações matemáticas, de diversas culturas, relacionadas com conteúdos curriculares. As atividades didáticas multiculturais que constituem o Produto Educacional articulado com esta dissertação foram elaboradas na perspectiva do Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio, priorizando o recurso à História da Matemática, seguindo orientações da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e recomendações de pesquisadores em Neurociências. O Produto Educacional intitulado “Atividades multiculturais para o ensino de álgebra e geometria a partir de recomendações da Neurociência” apresenta textos teóricos, questões a serem resolvidas, sugestões de jogos e tutoriais de recursos computacionais. Este material foi usado em curso de formação e os participantes escreveram relatos de aplicação de pelo menos uma das atividades do Produto Educacional junto com seus estudantes. A pesquisa ocorreu na modalidade qualitativa valorizando as compreensões dos professores participantes do curso de formação e a coleta de dados ocorreu por meio de seus relatos escritos contendo fotos não identificadas. Os resultados foram analisados a partir de princípios de Neurociência mostrando a participação dos estudantes que desenvolveram as práticas educativas em um ambiente escolar que promoveu emoções positivas: entusiasmo, curiosidade, envolvimento, desafio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de álgebra e geometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeurociênciapt_BR
Título: dc.titleEnsino de álgebra e geometria por meio de atividades multiculturais: um olhar a partir da Neurociênciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons