Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Tormena, Ivonei João | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Baier, Tânia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Eduardo Simão da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-13T00:16:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-13T00:16:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de álgebra e geometria por meio de atividades multiculturais: um olhar a partir da Neurociência | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917525 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação foi desenvolvida no grupo de pesquisa “Neurociência no Ensino de Ciências e Matemática”, linha de pesquisa “Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática” do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau. Apresenta possibilidades pedagógicas que objetivam contribuir para o ensino e a aprendizagem de conteúdos de álgebra e geometria, nos anos finais do ensino fundamental, por meio de atividades didáticas multiculturais. Visando contemplar o Multiculturalismo, um dos temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular, por meio de pesquisa bibliográfica foram selecionadas criações matemáticas, de diversas culturas, relacionadas com conteúdos curriculares. As atividades didáticas multiculturais que constituem o Produto Educacional articulado com esta dissertação foram elaboradas na perspectiva do Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio, priorizando o recurso à História da Matemática, seguindo orientações da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e recomendações de pesquisadores em Neurociências. O Produto Educacional intitulado “Atividades multiculturais para o ensino de álgebra e geometria a partir de recomendações da Neurociência” apresenta textos teóricos, questões a serem resolvidas, sugestões de jogos e tutoriais de recursos computacionais. Este material foi usado em curso de formação e os participantes escreveram relatos de aplicação de pelo menos uma das atividades do Produto Educacional junto com seus estudantes. A pesquisa ocorreu na modalidade qualitativa valorizando as compreensões dos professores participantes do curso de formação e a coleta de dados ocorreu por meio de seus relatos escritos contendo fotos não identificadas. Os resultados foram analisados a partir de princípios de Neurociência mostrando a participação dos estudantes que desenvolveram as práticas educativas em um ambiente escolar que promoveu emoções positivas: entusiasmo, curiosidade, envolvimento, desafio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de álgebra e geometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neurociência | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de álgebra e geometria por meio de atividades multiculturais: um olhar a partir da Neurociência | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TORMENA_Dissertacao.pdf | 5,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917525/2/TORMENA_Dissertacao.pdfDownload | |
TORMENA_Produto_Educacional.pdf | 10,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917525/3/TORMENA_Produto_Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons