Cosméticos: Uma Sequência didática CTS para o Ensino de Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTalita Rebeca Carvalho Elias, Pedro Miranda Junior-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-12T22:05:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-12T22:05:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-14-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Talita Rebeca Carvalho Elias IFSP_2024.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917524-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional é o resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada "Abordagem CTS no Ensino de Química: análise de uma sequência didática com o tema cosméticos”. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo – IFSP. A Sequência Didática (SD) apresentada neste Produto Educacional foi aplicada com uma turma de 30 alunos da 3ª série do Ensino Médio em uma escola pública estadual na cidade de São Paulo. A SD foi desenvolvida nas aulas da disciplina eletiva “Higiene e Saúde” do Ensino Médio, em uma escola estadual com Programa de ensino Integral (PEI). A SD foi organizada em três momentos pedagógicos, contendo sete atividades, que podem ser desenvolvidas ao longo de 14 aulas de 50 minutos. O tema “cosméticos” foi escolhido devido à sua relevância no cotidiano dos alunos. Tratar esse tema em conexão com identidade é essencial, uma vez que muitos jovens e adolescentes são influenciados pela mídia a buscar uma beleza padronizada, o que resulta em consumo excessivo de produtos e até mesmo em modificações no próprio corpo. Ao considerar o desenvolvimento de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, a discussão sobre o tema "cosméticos" permitiu o desenvolvimento de conteúdos de química em todas as atividades da SD. Acreditamos que este produto contribuirá para a prática docente dos professores da educação básica, ampliando a visão dos estudantes sobre a aplicação da Química para além da compreensão dos conceitos químicos, contribuindo também para embasar seus argumentos durante debates para resolução de problemas da sociedade em que estão inseridos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent625 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcosméticospt_BR
Título: dc.titleCosméticos: Uma Sequência didática CTS para o Ensino de Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons