Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Tormena, Ivonei João | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Baier, Tânia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Eduardo Simão da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-12T21:34:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-12T21:34:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Atividades multiculturais para o ensino de álgebra e geometria a partir de recomendações da Neurociência | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917523 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse produto é classificado como material didático e instrucional, contendo sugestões de atividades didáticas. São apresentadas possibilidades pedagógicas a serem desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental, organizadas considerando orientações de pesquisas em Neurociências. Inicialmente está apresentado uma síntese do aporte teórico da pesquisa: I) Entendimento dambrosiano de etnomatemática; II) Tópicos da Teoria da Aprendizagem Significativa; III) Recomendações de pesquisas em Neurociência. Na sequência estão disponibilizadas atividades didáticas: I) Encontrando fractais e grafos na cultura africana; II) Eratóstenes; III) Multiplicação egípcia; IV) A arte dos povos indígenas; V) El Castillo; VI) Al-Khwarizmi e o completamento de quadrados; VII) Multiplicação chinesa; VIII) Quadrados mágicos; IX) Árvore pitagórica; X) Kolam indiano e os fractais de Sierpinski e Peano. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de álgebra e geometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neurociência | pt_BR |
Título: dc.title | Atividades multiculturais para o ensino de álgebra e geometria a partir de recomendações da Neurociência | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TORMENA_Produto_Educacional.pdf | 10,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917523/2/TORMENA_Produto_Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons