Guia para composição de acervo de biblioteca escolar para a formação de guia de turismo numa perspectiva antirracista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS, Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorCARMO, Ana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-12T14:20:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-12T14:20:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-30-
identificador: dc.identifier.otherMARIADIAS2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917517-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional “Guia para composição de acervo de biblioteca escolar para formação de guia de turismo numa perspectiva antirracista”, desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), faz parte da pesquisa “Contribuições da biblioteca escolar para uma educação antirracista na formação de Técnicos em Guia de Turismo do Colégio Pedro II”. O guia, apresentado, propõe a criação de seções temáticas na Biblioteca do Campus Humaitá II, incluindo uma dedicada a intelectual Lélia Gonzalez, com obras selecionadas, reúne os seguintes assuntos: história e cultura dos povos negros, coleção étnico racial, diáspora negra, inclui também uma seção de turismo, a qual foi construída a partir de pesquisas em bibliografias básicas dos Institutos Federais que ofertam o Curso em Guia de Turismo. Adicionalmente, apresenta uma Seção Rio de Janeiro /Turismo Regional, a criação dessa seção considerou a formação na categoria regional ofertada pelo CPII. Este guia também poderá ser utilizado como instrumento por outras bibliotecas que tenham o desejo de constituir acervos. Identificou-se nas obras destacadas que integram o presente e-book potencialidades desses profissionais para além da sua contribuição no que tange ao aspecto econômico, uma vez que o Colégio Pedro II valoriza e oferece uma formação humanista, logo, um olhar sensível às questões sociais. O recorte da pesquisa foca na Região da Pequena África, onde há Espaços de Memória que preservam a história dos povos negros no Brasil desde a escravidão. Atualmente, essa região emerge como um local histórico repleto de oportunidades para desmantelar o racismo, promovendo o diálogo através da prática dos guias de turismo. O e book fornece fontes essenciais para a formação e conscientização desses guias na luta contra o preconceito racial. A metodologia do estudo é descritiva e exploratória, com pesquisa de campo e bibliográfica. A abordagem quanti-quali envolveu questionários aplicados a alunos, professores e coordenador do curso, cujos dados de Bardin. A análise revelou a relevância do estudo, validando a importância do guia (e-book) com uma perspectiva antirracista relacionada à atividade turística. Dessa forma, busca-se contribuir de maneira crítica e reflexiva para a formação dos discentes do Curso Técnico em Guia de Turismo, visando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas e sociedadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAntirracismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
Título: dc.titleGuia para composição de acervo de biblioteca escolar para a formação de guia de turismo numa perspectiva antirracistapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons