Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DIAS, Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARMO, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-12T14:20:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-12T14:20:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARIADIAS2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917517 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional “Guia para composição de acervo de biblioteca escolar para formação de guia de turismo numa perspectiva antirracista”, desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), faz parte da pesquisa “Contribuições da biblioteca escolar para uma educação antirracista na formação de Técnicos em Guia de Turismo do Colégio Pedro II”. O guia, apresentado, propõe a criação de seções temáticas na Biblioteca do Campus Humaitá II, incluindo uma dedicada a intelectual Lélia Gonzalez, com obras selecionadas, reúne os seguintes assuntos: história e cultura dos povos negros, coleção étnico racial, diáspora negra, inclui também uma seção de turismo, a qual foi construída a partir de pesquisas em bibliografias básicas dos Institutos Federais que ofertam o Curso em Guia de Turismo. Adicionalmente, apresenta uma Seção Rio de Janeiro /Turismo Regional, a criação dessa seção considerou a formação na categoria regional ofertada pelo CPII. Este guia também poderá ser utilizado como instrumento por outras bibliotecas que tenham o desejo de constituir acervos. Identificou-se nas obras destacadas que integram o presente e-book potencialidades desses profissionais para além da sua contribuição no que tange ao aspecto econômico, uma vez que o Colégio Pedro II valoriza e oferece uma formação humanista, logo, um olhar sensível às questões sociais. O recorte da pesquisa foca na Região da Pequena África, onde há Espaços de Memória que preservam a história dos povos negros no Brasil desde a escravidão. Atualmente, essa região emerge como um local histórico repleto de oportunidades para desmantelar o racismo, promovendo o diálogo através da prática dos guias de turismo. O e book fornece fontes essenciais para a formação e conscientização desses guias na luta contra o preconceito racial. A metodologia do estudo é descritiva e exploratória, com pesquisa de campo e bibliográfica. A abordagem quanti-quali envolveu questionários aplicados a alunos, professores e coordenador do curso, cujos dados de Bardin. A análise revelou a relevância do estudo, validando a importância do guia (e-book) com uma perspectiva antirracista relacionada à atividade turística. Dessa forma, busca-se contribuir de maneira crítica e reflexiva para a formação dos discentes do Curso Técnico em Guia de Turismo, visando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas e sociedade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
Título: dc.title | Guia para composição de acervo de biblioteca escolar para a formação de guia de turismo numa perspectiva antirracista | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARIADIAS2024PRODEDUC (1).pdf | E-book | 10,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917517/2/MARIADIAS2024PRODEDUC (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons