Educação Geológica: um desafio para as gerações futuras

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pampapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Cristiane Heredia-
Autor(es): dc.contributor.authorHANSEN, Marco Antonio Fontoura-
Autor(es): dc.contributor.authorGREGORY, Tiago Rafael-
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, Márcio André Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorVOÇOZZI, Arthur Pedroso Viçozzi-
Autor(es): dc.contributor.authorSPERANDIO, Diogo Gabriel Sperandio-
Autor(es): dc.contributor.authorBATISTELLI, Felipe Augusto Fel Zotto Batistelli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-12T00:48:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-12T00:48:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-01-
identificador: dc.identifier.otherCaderno_Educacao_Geologicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917509-
Resumo: dc.description.abstractO livro intitulado Educação Geológica: um desafio para as gerações futuras, apresentado pelos professores, pesquisadores e estudantes do Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, faz uma abordagem num linguajar acessível e sintético como uma ferramenta de divulgação das Geociências no Ensino Básico.Apresenta uma divisão em três capítulos, sobressendo eles: 1) Porque estudar Geologia?; 2) A Terra como um sistema dinâmico; e 3) Os desafios para o Ensino de Geociências na Educação Básica. No primeiro capítulo são abordadas as várias ciências e os campos de trabalho que envolvem a formação e atividade profissional do Geólogo ou Geocientista. No segundo capítulo os autores abordam a questão dos minerais oriundos de elementos ou compostos químicos como essenciais na formação dos três grupos de rochas (ígneas, metamórficas e sedimentares), subdivididas por sua vez em subgrupos. Abarcam as questões do ciclo das rochas, como erosão, transporte, deposição e fusão dentro da dinâmica do planeta Terra, procurando entender as relações exógenas envolvendo a Litosfera, Hidrosfera, Atmosfera e Criosfera, assim como as endógenas, envolvendo o núcleo interno e externo, o manto inferior e superior e a astenosfera, responsáveis pelas forças propulsoras que movimentam as placas tectônicas. Toda esta dinâmica interna e externa faz com que o planeta tenha movimentos crustais, com terremotos, maremotos e vulcanismo implicando em modificações ambientais. Também aborda as divisões básicas na escala geológica do tempo, aliadas aos seres que viveram na Terra e tem seu registro na forma de conteúdo. O terceiro capítulo reforça a importância e as formas de apoio nos processos de ensino-aprendizagem, dando ênfase nas Ciências da Terra para a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. apoio nos processos de ensino-aprendizagem, dando ênfase nas Ciências da Terra para a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de um livro com uma ampla coletânea de figuras autoexplicativas e textos curtos que facilitam a compreensão sobre o planeta em que vivemos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20451 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeociênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistema Terrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRochaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMineraispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleEducação Geológica: um desafio para as gerações futuraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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