APRENDIZAGENS NÃO-LINEARES: UMA PROPOSTA DE HIPERTEXTUALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pampapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOULART, Debora Catrin Navarrete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-11T02:58:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-11T02:58:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-10-
identificador: dc.identifier.otherPROD_ EDU_Debora_Navarretept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917500-
Resumo: dc.description.abstractEste guia integrando o site <https://deboracatrin.wixsite.com/spc6> constitui-se na produção educacional resultante, juntamente com a dissertação, da pesquisa no mestrado profissional em ensino de ciências. Neste documento de apresentação do site trago algumas orientações e sugestões àqueles que pretendam se aventurar no mundo das tecnologias da informação e comunicação (TIC) aplicadas à educação e experimentar novas metodologias voltadas para ambientes de aprendizagens que procuram desviar da mera transmissão de informação, das tendências de cópias e registros lineares de informações, pelos alunos, mediante desafios de pesquisa e investigação na sala de aula. O site é indissociável de uma abordagem metodológica que se sustenta nas teorias da complexidade e do pensamento sistêmico. As narrativas e situações problemas, neste estudo, estão relacionadas ao bioma Pampa e com o objetivo de trabalhar noções de ecologia com 6º ano do ensino fundamental. As estratégias metodológicas, tanto do site, quanto das intervenções através das narrativas, poderão ser utilizadas para desenvolver qualquer tema, seja ele de alguns componentes curriculares ou transversais a estes. Essas narrativas interventivas foram distribuídas em cidades do bioma Pampa, trazendo algumas situações problemas objetivando instigar os alunos a resolver desafios ambientais nas diferentes cidades. Conforme anunciamos acima, a organização do site e as estratégias metodológicas tiveram como inspiração e fundamentação teórico/conceitual as proposições sobre a complexidade de Edgar Morin. Uma proposta que preconiza a integração dos conhecimentos sem que haja a supressão e fragmentação das partes que compõem o todo. Para além de trabalhar conceitos isolados e descontextualizados, a ideia é propiciar um ambiente de criação, autoria e invenção para os alunos, onde coexistam real e imaginário.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1378 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecthipertextopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImaginaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComplexidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCriatividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiomaspt_BR
Título: dc.titleAPRENDIZAGENS NÃO-LINEARES: UMA PROPOSTA DE HIPERTEXTUALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional - Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
PROD_ EDU_Debora_Navarrete.pdfInova EaD - Produto Educacional1,38 MBAdobe PDF/bitstream/capes/917500/2/PROD_ EDU_Debora_Navarrete.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons