Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOULART, Debora Catrin Navarrete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-11T02:58:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-11T02:58:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROD_ EDU_Debora_Navarrete | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917500 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia integrando o site <https://deboracatrin.wixsite.com/spc6> constitui-se na produção educacional resultante, juntamente com a dissertação, da pesquisa no mestrado profissional em ensino de ciências. Neste documento de apresentação do site trago algumas orientações e sugestões àqueles que pretendam se aventurar no mundo das tecnologias da informação e comunicação (TIC) aplicadas à educação e experimentar novas metodologias voltadas para ambientes de aprendizagens que procuram desviar da mera transmissão de informação, das tendências de cópias e registros lineares de informações, pelos alunos, mediante desafios de pesquisa e investigação na sala de aula. O site é indissociável de uma abordagem metodológica que se sustenta nas teorias da complexidade e do pensamento sistêmico. As narrativas e situações problemas, neste estudo, estão relacionadas ao bioma Pampa e com o objetivo de trabalhar noções de ecologia com 6º ano do ensino fundamental. As estratégias metodológicas, tanto do site, quanto das intervenções através das narrativas, poderão ser utilizadas para desenvolver qualquer tema, seja ele de alguns componentes curriculares ou transversais a estes. Essas narrativas interventivas foram distribuídas em cidades do bioma Pampa, trazendo algumas situações problemas objetivando instigar os alunos a resolver desafios ambientais nas diferentes cidades. Conforme anunciamos acima, a organização do site e as estratégias metodológicas tiveram como inspiração e fundamentação teórico/conceitual as proposições sobre a complexidade de Edgar Morin. Uma proposta que preconiza a integração dos conhecimentos sem que haja a supressão e fragmentação das partes que compõem o todo. Para além de trabalhar conceitos isolados e descontextualizados, a ideia é propiciar um ambiente de criação, autoria e invenção para os alunos, onde coexistam real e imaginário. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1378 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | hipertexto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Complexidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biomas | pt_BR |
Título: dc.title | APRENDIZAGENS NÃO-LINEARES: UMA PROPOSTA DE HIPERTEXTUALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional - Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PROD_ EDU_Debora_Navarrete.pdf | Inova EaD - Produto Educacional | 1,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917500/2/PROD_ EDU_Debora_Navarrete.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons