Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Beltrão de Albuquerque, Eric | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Inácio Diniz Junior, Antônio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-11T20:48:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-11T20:48:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917487 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caros colegas, Ao longo dos anos, ocorreram grandes mudanças nos sistemas de ensino em todo o mundo. Entretanto, os atores principais dessa história permanecem os mesmos, professor-aluno / aluno-professor, contudo as relações entre eles sofreram alterações significativas nas últimas décadas. Essas alterações aconteceram como resultado do progresso científico, e consequentemente pelo surgimento de novas tecnologias. No atual contexto, o professor continua desempenhando um papel importantíssimo no processo de ensino e aprendizagem, pois é ele quem acompanha o crescimento dos estudantes, pois atua diretamente intermediando a construção desse conhecimento, o auxiliando na compreensão do conteúdo científico, montando estratégias que facilitem seu entendimento, além de despertar, estimular e orientá-los para que seus objetivos sejam alcançados. Já os estudantes, nesse mesmo contexto, têm ganhado um papel de protagonistas, desempenhando um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Essa enorme mudança só foi possível devido aos avanços tecnológicos que facilitaram o acesso as informações. No entanto, mesmo com tantos recursos a disposição, os estudantes ainda têm dificuldades em acessar informações mais confiáveis, como também compreender conteúdos mais técnicos e/ou acadêmicos. Dessa maneira, a ideia de se desenvolver uma Sequência Didática interligada a Questão Sociocientífica lixo que aborda conteúdos de Química a partir dos Resíduos Sólidos Urbanos, tem a intenção de estimular o ensino investigativo, o senso crítico e reflexivo dos estudantes. Pois, as QSC discutem conteúdos científicos atrelados a temas sociais, ampliando a discussão por incluir outros fatores como o ambiental, o político, o cultural, o moral e o ético, evitando a descontextualização do ensino. Sendo assim, nossa expectativa com esse produto educacional é contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da educação básica. Entendendo que as metodologias ativas são ferramentas que estão conectadas com as mudanças que vem ocorrendo no sistema educacional mundial. Obrigado! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química; Questões Sociocientíficas; Sequência Didática; Lixo. | pt_BR |
Título: dc.title | A Questão Sociocientífica Lixo por meio de uma Sequência Didática para o Ensino de Química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O Produto Educacional.pdf | 14,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917487/2/O Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons