A Questão Sociocientífica Lixo por meio de uma Sequência Didática para o Ensino de Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBeltrão de Albuquerque, Eric-
Autor(es): dc.contributor.authorInácio Diniz Junior, Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-11T20:48:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-11T20:48:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
identificador: dc.identifier.otherO Produto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917487-
Resumo: dc.description.abstractCaros colegas, Ao longo dos anos, ocorreram grandes mudanças nos sistemas de ensino em todo o mundo. Entretanto, os atores principais dessa história permanecem os mesmos, professor-aluno / aluno-professor, contudo as relações entre eles sofreram alterações significativas nas últimas décadas. Essas alterações aconteceram como resultado do progresso científico, e consequentemente pelo surgimento de novas tecnologias. No atual contexto, o professor continua desempenhando um papel importantíssimo no processo de ensino e aprendizagem, pois é ele quem acompanha o crescimento dos estudantes, pois atua diretamente intermediando a construção desse conhecimento, o auxiliando na compreensão do conteúdo científico, montando estratégias que facilitem seu entendimento, além de despertar, estimular e orientá-los para que seus objetivos sejam alcançados. Já os estudantes, nesse mesmo contexto, têm ganhado um papel de protagonistas, desempenhando um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Essa enorme mudança só foi possível devido aos avanços tecnológicos que facilitaram o acesso as informações. No entanto, mesmo com tantos recursos a disposição, os estudantes ainda têm dificuldades em acessar informações mais confiáveis, como também compreender conteúdos mais técnicos e/ou acadêmicos. Dessa maneira, a ideia de se desenvolver uma Sequência Didática interligada a Questão Sociocientífica lixo que aborda conteúdos de Química a partir dos Resíduos Sólidos Urbanos, tem a intenção de estimular o ensino investigativo, o senso crítico e reflexivo dos estudantes. Pois, as QSC discutem conteúdos científicos atrelados a temas sociais, ampliando a discussão por incluir outros fatores como o ambiental, o político, o cultural, o moral e o ético, evitando a descontextualização do ensino. Sendo assim, nossa expectativa com esse produto educacional é contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da educação básica. Entendendo que as metodologias ativas são ferramentas que estão conectadas com as mudanças que vem ocorrendo no sistema educacional mundial. Obrigado!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química; Questões Sociocientíficas; Sequência Didática; Lixo.pt_BR
Título: dc.titleA Questão Sociocientífica Lixo por meio de uma Sequência Didática para o Ensino de Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons