DISPOSITIVOS COMPLEXOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O IMAGINÁRIO MUNDO DA MICROBIOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pampapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCABELLEIRA, Peterson Ayres-
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, Márcio André Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-11T02:32:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-11T02:32:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-28-
identificador: dc.identifier.otherProduto_educacional_Petersonpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917480-
Resumo: dc.description.abstractEste guia é parte integrante da dissertação “Dispositivos Complexos de Aprendizagem no Ensino de Ciências: o imaginário mundo da microbiologia”. A pesquisa geradora do produto educacional foi organizada em cinco capítulos, tendo como capítulo inicial a estrutura de itinerário(s) de leitura(s) e seus traçados da pesquisa, resgatando os fatores que o a justificam e a relevância das problemáticas levantadas. No capítulo segundo, reserva-se aos referenciais teóricos que pontuam as temáticas: a microbiologia no contexto escolar, o pensamento complexo e a definição de dispositivo. Ademais, na respectiva seção inicia-se resgatando um pouco do espaço curricular que a microbiologia toma no contexto escolar, suas fragilidades e limitações de metodologias em termos de ensino/aprendizagem; o pensamento complexo que ganha visibilidade, como uma das propostas geradoras de um novo rumo para o ensino da microbiologia, através de práticas interdisciplinares. Para tanto, utilizou-se dispositivos complexos de aprendizagem para demonstrar o dinamismo do método através da confecção da “Cidade de Feltro”. O terceiro capítulo apresenta os aspectos teóricos metodológicos da pesquisa, caracterizando e contextualizando o estudo. Apresenta o “lócus” da pesquisa e sua organização, bem como o processo de intervenção utilizado e o método de análise dos dados. O quarto capítulo traz as articulações e discussões do estudo, onde revelasse os dados na operação de tabelas e gráficos que auxiliaram na análise de dados. E por fim, o quinto capítulo apresenta a produção educacional aqui descrito.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent534 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDispositivo Complexo de Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImaginaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComplexidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleDISPOSITIVOS COMPLEXOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O IMAGINÁRIO MUNDO DA MICROBIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional - Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Produto_educacional_Peterson.pdfInova EaD - Produto Educacional534,14 kBAdobe PDF/bitstream/capes/917480/2/Produto_educacional_Peterson.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons