Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CABELLEIRA, Peterson Ayres | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, Márcio André Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-11T02:32:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-11T02:32:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_educacional_Peterson | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917480 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia é parte integrante da dissertação “Dispositivos Complexos de Aprendizagem no Ensino de Ciências: o imaginário mundo da microbiologia”. A pesquisa geradora do produto educacional foi organizada em cinco capítulos, tendo como capítulo inicial a estrutura de itinerário(s) de leitura(s) e seus traçados da pesquisa, resgatando os fatores que o a justificam e a relevância das problemáticas levantadas. No capítulo segundo, reserva-se aos referenciais teóricos que pontuam as temáticas: a microbiologia no contexto escolar, o pensamento complexo e a definição de dispositivo. Ademais, na respectiva seção inicia-se resgatando um pouco do espaço curricular que a microbiologia toma no contexto escolar, suas fragilidades e limitações de metodologias em termos de ensino/aprendizagem; o pensamento complexo que ganha visibilidade, como uma das propostas geradoras de um novo rumo para o ensino da microbiologia, através de práticas interdisciplinares. Para tanto, utilizou-se dispositivos complexos de aprendizagem para demonstrar o dinamismo do método através da confecção da “Cidade de Feltro”. O terceiro capítulo apresenta os aspectos teóricos metodológicos da pesquisa, caracterizando e contextualizando o estudo. Apresenta o “lócus” da pesquisa e sua organização, bem como o processo de intervenção utilizado e o método de análise dos dados. O quarto capítulo traz as articulações e discussões do estudo, onde revelasse os dados na operação de tabelas e gráficos que auxiliaram na análise de dados. E por fim, o quinto capítulo apresenta a produção educacional aqui descrito. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 534 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivo Complexo de Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Complexidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | DISPOSITIVOS COMPLEXOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O IMAGINÁRIO MUNDO DA MICROBIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional - Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_educacional_Peterson.pdf | Inova EaD - Produto Educacional | 534,14 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917480/2/Produto_educacional_Peterson.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons