Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CASA NOVA, Guilherme Pacheco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, Márcio André Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-11T02:25:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-11T02:25:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | ProducaoEducacional-GuilhermePachecoCasaNova | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917479 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho foi produzido a partir da experiência obtida da metodologia proposta na dissertação intitulada “Entre o imaginar e o agir: possibilidades para construção de conhecimento em ciências nos anos finais do ensino fundamental”. Assim, apresentamos uma sugestão metodológica de intervenção para auxiliar o professor de ciências, ou demais áreas, a criar um ambiente que altere, minimamente, a rotina em sala de aula, considerando a criatividade, a inventividade, a complexidade e a ação dos alunos e professores na reorganização das informações para fomentar os conhecimentos em ciências para o nono ano do ensino fundamental. Para possibilitar essa mudança em sala de aula, partimos da ideia de elaborar, junto com os alunos, um “Laboratório Secreto”. Isto servirá de dispositivo para abordar, gradativamente, os tópicos dos conteúdos pré-estabelecidos pelo programa escolar. Esse “Laboratório Secreto” tem uma dinâmica de articulação entre pesquisa e experimentação, sendo movido por algumas “missões secretas” enviadas por uma agente virtual, denominada “Velhinha do ônibus”. Esta personagem virtual atua como um agente provocador e tensionador, instigando os alunos a construírem estratégias que também movimentam a dinâmica desse dispositivo. Dessa maneira, apresentamos algumas pistas que servirão de inspirações para a elaboração de diferentes dispositivos, visando a melhorar o clima da sala de aula e a participação ativa do aluno no processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 231 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivo Complexo de Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | PISTAS E INSPIRAÇÕES PARA A PROPOSIÇÃO DE DISPOSITIVOS DE APRENDIZAGEM EM ENSINO CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UM “LABORATÓRIO SECRETO” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional - Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProducaoEducacional-GuilhermePachecoCasaNova.pdf | Produto Educacional | 231,19 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917479/2/ProducaoEducacional-GuilhermePachecoCasaNova.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons