PISTAS E INSPIRAÇÕES PARA A PROPOSIÇÃO DE DISPOSITIVOS DE APRENDIZAGEM EM ENSINO CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UM “LABORATÓRIO SECRETO”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pampapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCASA NOVA, Guilherme Pacheco-
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, Márcio André Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-11T02:25:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-11T02:25:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-28-
identificador: dc.identifier.otherProducaoEducacional-GuilhermePachecoCasaNovapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917479-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho foi produzido a partir da experiência obtida da metodologia proposta na dissertação intitulada “Entre o imaginar e o agir: possibilidades para construção de conhecimento em ciências nos anos finais do ensino fundamental”. Assim, apresentamos uma sugestão metodológica de intervenção para auxiliar o professor de ciências, ou demais áreas, a criar um ambiente que altere, minimamente, a rotina em sala de aula, considerando a criatividade, a inventividade, a complexidade e a ação dos alunos e professores na reorganização das informações para fomentar os conhecimentos em ciências para o nono ano do ensino fundamental. Para possibilitar essa mudança em sala de aula, partimos da ideia de elaborar, junto com os alunos, um “Laboratório Secreto”. Isto servirá de dispositivo para abordar, gradativamente, os tópicos dos conteúdos pré-estabelecidos pelo programa escolar. Esse “Laboratório Secreto” tem uma dinâmica de articulação entre pesquisa e experimentação, sendo movido por algumas “missões secretas” enviadas por uma agente virtual, denominada “Velhinha do ônibus”. Esta personagem virtual atua como um agente provocador e tensionador, instigando os alunos a construírem estratégias que também movimentam a dinâmica desse dispositivo. Dessa maneira, apresentamos algumas pistas que servirão de inspirações para a elaboração de diferentes dispositivos, visando a melhorar o clima da sala de aula e a participação ativa do aluno no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent231 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDispositivo Complexo de Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImaginaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCriatividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titlePISTAS E INSPIRAÇÕES PARA A PROPOSIÇÃO DE DISPOSITIVOS DE APRENDIZAGEM EM ENSINO CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UM “LABORATÓRIO SECRETO”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional - Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons