Dispositivo Cadáver: Uma Aventura pelo Corpo Humano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pampapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, Adriana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-11T01:20:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-11T01:20:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-28-
identificador: dc.identifier.otherproduto_educacional_Adriana_Pinto.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917478-
Resumo: dc.description.abstractO estudo do corpo humano aparece nos currículos do ensino fundamental no oitavo ano. Os livros didáticos tendem a apresentar propostas fragmentadoras, indo do estudo da célula, dos tecidos, até dividir o corpo em órgãos e sistemas. Uma perspectiva que segue uma linearidade e uma sequencialidade, partindo do estudo das “partes” em direção a uma compreensão do todo, numa sucessão hierárquica, orientada do “aparentemente” mais simples ao mais complexo. Nesta experimentação propomos o estudo do “Corpo Humano” a partir de um dispositivo que denominaremos cadáver, criação de um cadáver como um sistema capaz de capturar e provocar, narrativas, histórias, imaginações, dúvidas, incertezas. Um dispositivo que busca desfazer as hierarquias através de um outro modo de estudar e intervir, que busca operar uma relação complexa entre as partes e o todo e, que interagirem tanto no sentido do todo à parte como da parte ao todo. Entende-se, nesta perspectiva, o todo como mais que a soma das partes, na medida em que entendemos que as “relações” não estão nas partes isoladas, ou seja, perdemos as relações (e a compreensão sistêmica) quando fragmentamos Vislumbramos um dispositivo, no sentido adotado pelo filósofo francês Gilles Deleuze, onde operam uma multiplicidade de linhas e fluxos, não apenas os fluxos internos ao sistema (o sangue, o ar, os alimentos, a energia, etc.), mas também os fluxos informacionais, os pensamentos, a imaginação, a linguagem, que opera entre aqueles que buscam compreender, interagir, intervir... e que produzem uma narrativa, um entendimento, uma complexificação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1048 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDispositivopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComplexidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCorpo Humanopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Título: dc.titleDispositivo Cadáver: Uma Aventura pelo Corpo Humanopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional - Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons