Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pampa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, Adriana da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-11T01:20:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-11T01:20:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto_educacional_Adriana_Pinto.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917478 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo do corpo humano aparece nos currículos do ensino fundamental no oitavo ano. Os livros didáticos tendem a apresentar propostas fragmentadoras, indo do estudo da célula, dos tecidos, até dividir o corpo em órgãos e sistemas. Uma perspectiva que segue uma linearidade e uma sequencialidade, partindo do estudo das “partes” em direção a uma compreensão do todo, numa sucessão hierárquica, orientada do “aparentemente” mais simples ao mais complexo. Nesta experimentação propomos o estudo do “Corpo Humano” a partir de um dispositivo que denominaremos cadáver, criação de um cadáver como um sistema capaz de capturar e provocar, narrativas, histórias, imaginações, dúvidas, incertezas. Um dispositivo que busca desfazer as hierarquias através de um outro modo de estudar e intervir, que busca operar uma relação complexa entre as partes e o todo e, que interagirem tanto no sentido do todo à parte como da parte ao todo. Entende-se, nesta perspectiva, o todo como mais que a soma das partes, na medida em que entendemos que as “relações” não estão nas partes isoladas, ou seja, perdemos as relações (e a compreensão sistêmica) quando fragmentamos Vislumbramos um dispositivo, no sentido adotado pelo filósofo francês Gilles Deleuze, onde operam uma multiplicidade de linhas e fluxos, não apenas os fluxos internos ao sistema (o sangue, o ar, os alimentos, a energia, etc.), mas também os fluxos informacionais, os pensamentos, a imaginação, a linguagem, que opera entre aqueles que buscam compreender, interagir, intervir... e que produzem uma narrativa, um entendimento, uma complexificação. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1048 Kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Complexidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo Humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Dispositivo Cadáver: Uma Aventura pelo Corpo Humano | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional - Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Volume 4 - DiCA_Cadaver_Pinto.pdf | Produto Educacional | 2.44 MB | /bitstream/capes/917478/3/Volume 4 - DiCA_Cadaver_Pinto.pdfDownload | |
produto_educacional_Adriana_Pinto.pdf | Produto Educacional | 1.05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917478/2/produto_educacional_Adriana_Pinto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons