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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, Adriana da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-11T01:20:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-11T01:20:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto_educacional_Adriana_Pinto.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917478 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo do corpo humano aparece nos currículos do ensino fundamental no oitavo ano. Os livros didáticos tendem a apresentar propostas fragmentadoras, indo do estudo da célula, dos tecidos, até dividir o corpo em órgãos e sistemas. Uma perspectiva que segue uma linearidade e uma sequencialidade, partindo do estudo das “partes” em direção a uma compreensão do todo, numa sucessão hierárquica, orientada do “aparentemente” mais simples ao mais complexo. Nesta experimentação propomos o estudo do “Corpo Humano” a partir de um dispositivo que denominaremos cadáver, criação de um cadáver como um sistema capaz de capturar e provocar, narrativas, histórias, imaginações, dúvidas, incertezas. Um dispositivo que busca desfazer as hierarquias através de um outro modo de estudar e intervir, que busca operar uma relação complexa entre as partes e o todo e, que interagirem tanto no sentido do todo à parte como da parte ao todo. Entende-se, nesta perspectiva, o todo como mais que a soma das partes, na medida em que entendemos que as “relações” não estão nas partes isoladas, ou seja, perdemos as relações (e a compreensão sistêmica) quando fragmentamos Vislumbramos um dispositivo, no sentido adotado pelo filósofo francês Gilles Deleuze, onde operam uma multiplicidade de linhas e fluxos, não apenas os fluxos internos ao sistema (o sangue, o ar, os alimentos, a energia, etc.), mas também os fluxos informacionais, os pensamentos, a imaginação, a linguagem, que opera entre aqueles que buscam compreender, interagir, intervir... e que produzem uma narrativa, um entendimento, uma complexificação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1048 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Complexidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo Humano | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Título: dc.title | Dispositivo Cadáver: Uma Aventura pelo Corpo Humano | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional - Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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produto_educacional_Adriana_Pinto.pdf | Produto Educacional | 1,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917478/2/produto_educacional_Adriana_Pinto.pdfDownload |
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