Recursos da pedagogia visual no ensino de ciência da natureza e suas tecnologias para Educação Ambiental do Surdo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Goianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ana Carolina Raimundo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-08T14:43:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-08T14:43:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-08-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional (girassol)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917464-
Resumo: dc.description.abstractRESUMO: Este produto educacional foi organizado a partir de Tecnologias digitais da informação e comunicação/TDIC para servir de ferramenta bilíngue na educação ambiental do surdo em ciências da natureza e suas tecnologias, podendo ser adaptado tanto para o ensino de ciências no ensino fundamental, quanto para o ensino médio e formação inicial ou continuada de professores que desejem fazer a inclusão de estudantes surdos e promover a cidadania tanto de surdos quanto de ouvintes por meio de recursos da pedagogia visual. Aqui apresentamos os links das principais tecnologias desenvolvidas e apresentadas na minha dissertação no programa de mestrado profissional para a educação básica/PPGENEB do Campus Urutaí do IFGoiano, que teve a orientação das professoras Cinthia Maria Felicio/IFGoiano Campus Ipameri e coorientação da professora Eliamar Godói da Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa , com estudo de publicações na Biblioteca Digital de teses e dissertações da Capes em busca por produtos educacionais e a partir desses estudos criamos, um glossário com 16 termos da educação ambiental, retirados de um livro de Ciências da natureza e suas tecnologias aprovado no Plano Nacional do Livro Didático de 2021,PNLD/2021, sendo maiores detalhes encontrados na minha dissertação que pode ser encontrado no repositório de produtos educacionais do PPGENEB:https://repositorio.ifgoiano.edu.br/. O uso de recursos tecnológicos muito auxiliaram na elaboração de vídeos no You Tube, com acesso por meio de QRCode, a explicação em Libras/L1 e em português escrito/L2, muito podem auxiliar no entendimento e possibilitar a participação do surdo nas questões sobre educação ambiental e os professores podem utilizar tanto o Glossário, Girassol de Libras, quanto os vídeos com alunos surdos e ouvintes para promover o letramento ambiental desses sujeitos e a inclusão do surdo, conforme está na lei e sendo esse um direito que precisa ser reconhecido e envolver toda a sociedade. As TDIC podem ser instrumentos valiosos na promoção da cidadania do surdo e possibilitar sua participação nas tomadas de decisão no sentido de preservação ambiental. Sendo o Glossário de Libras acessível para a promoção da acessibilidade e sinalização de uma educação mais inclusiva que precisa ser fortalecida nas aplicações em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent51.974 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Bilíngue. Libras. Cidadania do surdo.pt_BR
Título: dc.titleRecursos da pedagogia visual no ensino de ciência da natureza e suas tecnologias para Educação Ambiental do Surdopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pos Graduação Mestrado Profissional em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons