
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Ana Carolina Raimundo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-08T14:43:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-08T14:43:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto educacional (girassol) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917464 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | RESUMO: Este produto educacional foi organizado a partir de Tecnologias digitais da informação e comunicação/TDIC para servir de ferramenta bilíngue na educação ambiental do surdo em ciências da natureza e suas tecnologias, podendo ser adaptado tanto para o ensino de ciências no ensino fundamental, quanto para o ensino médio e formação inicial ou continuada de professores que desejem fazer a inclusão de estudantes surdos e promover a cidadania tanto de surdos quanto de ouvintes por meio de recursos da pedagogia visual. Aqui apresentamos os links das principais tecnologias desenvolvidas e apresentadas na minha dissertação no programa de mestrado profissional para a educação básica/PPGENEB do Campus Urutaí do IFGoiano, que teve a orientação das professoras Cinthia Maria Felicio/IFGoiano Campus Ipameri e coorientação da professora Eliamar Godói da Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa , com estudo de publicações na Biblioteca Digital de teses e dissertações da Capes em busca por produtos educacionais e a partir desses estudos criamos, um glossário com 16 termos da educação ambiental, retirados de um livro de Ciências da natureza e suas tecnologias aprovado no Plano Nacional do Livro Didático de 2021,PNLD/2021, sendo maiores detalhes encontrados na minha dissertação que pode ser encontrado no repositório de produtos educacionais do PPGENEB:https://repositorio.ifgoiano.edu.br/. O uso de recursos tecnológicos muito auxiliaram na elaboração de vídeos no You Tube, com acesso por meio de QRCode, a explicação em Libras/L1 e em português escrito/L2, muito podem auxiliar no entendimento e possibilitar a participação do surdo nas questões sobre educação ambiental e os professores podem utilizar tanto o Glossário, Girassol de Libras, quanto os vídeos com alunos surdos e ouvintes para promover o letramento ambiental desses sujeitos e a inclusão do surdo, conforme está na lei e sendo esse um direito que precisa ser reconhecido e envolver toda a sociedade. As TDIC podem ser instrumentos valiosos na promoção da cidadania do surdo e possibilitar sua participação nas tomadas de decisão no sentido de preservação ambiental. Sendo o Glossário de Libras acessível para a promoção da acessibilidade e sinalização de uma educação mais inclusiva que precisa ser fortalecida nas aplicações em sala de aula. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 51.974 kB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Bilíngue. Libras. Cidadania do surdo. | pt_BR |
| Título: dc.title | Recursos da pedagogia visual no ensino de ciência da natureza e suas tecnologias para Educação Ambiental do Surdo | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pos Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Girassol de Libras resumo.pdf | 51.97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917464/2/Girassol de Libras resumo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons