Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, ZIONICE GARBELINI MARTOS RODRIGUES Roger Moreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-07T12:47:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-07T12:47:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Etno em cena_Roger_Prod Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917414 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional desenvolvido para este trabalho intitula-se: Etnomatemática em Cena: sequência didática. O título foi pensado a partir das ações projetadas para que o trabalho seja feito de forma efetiva no fortalecimento de uma percepção da Etnomatemática dos alunos. O produto elaborado caracteriza-se por ser um arquivo com uma sequência didática com acesso a vídeos, áudios, notícias, dentre outros recursos que auxiliam no entendimento da Etnomatemática por parte dos alunos e na percepção nas diferentes vertentes do trabalho da matemática vista no cotidiano. O componente curricular deste produto é a Matemática e destina-se preferencialmente aos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. De acordo com as características do produto é possível que se utilize os recursos do produto, em sua totalidade ou parcialmente, como uma proposta de facilitação da percepção da Etnomatemática no campo das profissões, inclusive com uma introdução de saberes para estudantes que não estão familiarizados com o tema, além de outras abordagens em que se reconheça a Etnomatemática. Propõe-se ainda a elaboração de um blog/site pelos alunos para que consigam compartilhar suas percepções. Intenta-se por meio deste material, propiciar uma experiência educativa aos estudantes contribuindo para desenvolverem sentimentos positivos e saberes relativos à matemática por meio do conhecimento de sua etnomatemática. Considera - se que este produto educacional pode beneficiar a o reconhecimento da importância da matemática a partir da vivência dos grupos sociais dos estudantes, principalmente por meio do mercado de trabalho, podendo interagir e contribuir uns com os outros no sentido de entenderem a perspectiva Etnomatemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 0,53MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática; EJA; Profissões; Vídeos. | pt_BR |
Título: dc.title | Etnomatemática em Cena: Sequência Didática. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação de Jovens, Adultos e Idosos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Etno em cena_Roger_Prod Educacional.pdf | 530,21 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917414/2/Etno em cena_Roger_Prod Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons