Etnomatemática em Cena: Sequência Didática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, ZIONICE GARBELINI MARTOS RODRIGUES Roger Moreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-07T12:47:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-07T12:47:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
identificador: dc.identifier.otherEtno em cena_Roger_Prod Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917414-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional desenvolvido para este trabalho intitula-se: Etnomatemática em Cena: sequência didática. O título foi pensado a partir das ações projetadas para que o trabalho seja feito de forma efetiva no fortalecimento de uma percepção da Etnomatemática dos alunos. O produto elaborado caracteriza-se por ser um arquivo com uma sequência didática com acesso a vídeos, áudios, notícias, dentre outros recursos que auxiliam no entendimento da Etnomatemática por parte dos alunos e na percepção nas diferentes vertentes do trabalho da matemática vista no cotidiano. O componente curricular deste produto é a Matemática e destina-se preferencialmente aos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. De acordo com as características do produto é possível que se utilize os recursos do produto, em sua totalidade ou parcialmente, como uma proposta de facilitação da percepção da Etnomatemática no campo das profissões, inclusive com uma introdução de saberes para estudantes que não estão familiarizados com o tema, além de outras abordagens em que se reconheça a Etnomatemática. Propõe-se ainda a elaboração de um blog/site pelos alunos para que consigam compartilhar suas percepções. Intenta-se por meio deste material, propiciar uma experiência educativa aos estudantes contribuindo para desenvolverem sentimentos positivos e saberes relativos à matemática por meio do conhecimento de sua etnomatemática. Considera - se que este produto educacional pode beneficiar a o reconhecimento da importância da matemática a partir da vivência dos grupos sociais dos estudantes, principalmente por meio do mercado de trabalho, podendo interagir e contribuir uns com os outros no sentido de entenderem a perspectiva Etnomatemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent0,53MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática; EJA; Profissões; Vídeos.pt_BR
Título: dc.titleEtnomatemática em Cena: Sequência Didática.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação de Jovens, Adultos e Idosos.pt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons