Curso de Formação Contínua para Educadores: Estratégias de ensinagem para alunos com TEA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal do Acre - IFAC-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Lucas-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-06T12:21:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-06T12:21:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional_Lucas_de_Sousa_Gomes.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917398-
Resumo: dc.description.abstractA educação de jovens com autismo é uma área completamente nova e que deixa professores e educadores desprevenidos, pois esse conteúdo ainda não teve tempo de ser inserido adequadamente no seu processo formativo. Independentemente da idade, as características do autismo podem atrapalhar na compreensão, assimilação e retenção de alguns conteúdos. Há alunos com TEA que aprendem a mascarar os comportamentos atípicos e a imitar os comportamentos normativos, o que não necessariamente é uma coisa boa, pois demanda esforço físico e mental, além de poder levar a frustrações psicológicas. Já os que não conseguem se encaixar socialmente acabam, muitas vezes, excluídos ou segregados do ambiente de aprendizagem escolar. Esses alunos podem, ainda, apresentar dificuldades em se concentrar nas tarefas do cotidiano ou se distrair com sons e eventos banais que, normalmente, são ignorados pelos outros alunos. A preocupação com esse problema veio do depoimento de alunos, professores e técnicos da educação do Instituto Federal do Acre que expõe um cenário de falta de conhecimentos, preparação e opções para o ensino de alunos com TEA. Isso gera um sentimento de frustração no processo de ensino e aprendizagem de alunos com TEA. Os professores necessitam de uma atualização na formação curricular e continuada que os ajudem a enfrentar as novas demandas impostas à educação, como o ensino desses alunos.-
Tamanho: dc.format.extent4,96-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especial-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de Ensino Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de Educação Especial-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Título: dc.titleCurso de Formação Contínua para Educadores: Estratégias de ensinagem para alunos com TEA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons