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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Carlos Mizael dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-06T14:13:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-06T14:13:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROFESSOR, ISSO CAI NO ENEM? O ENSINO DE HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL NO PRÉ- VESTIBULAR SOCIAL | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | PROFESSOR, ISSO CAI NO ENEM? O ENSINO DE HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL NO PRÉVESTIBULAR SOCIAL-texto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917387 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo analisar de que forma os(as) estudantes (do) de um Pré-Vestibular Social reagem ao serem interpelados(as) pelas atividades apresentadas sobre o Ensino de História da Escravidão com o uso das fontes selecionadas, Trata-se de pensar o Ensino de História da Escravidão em um Pré-Vestibular Social em diálogo com a questão da decolonialidade e interculturalidade crítica. Esse trabalho iniciou-se com uma análise de como a temática da escravidão no Brasil foi mobilizada em algumas dissertações do Profhistória, na historiografia acadêmica, nos livros didáticos de Ensino Médio e nas questões do ENEM de 2009 até 2022. Posteriormente, desenvolvemos uma atividade pedagógica que contou com uso de fontes produzidas por pessoas escravizadas e a partir dela, propomos atividades que puderam incentivar os(as) estudantes a desenvolverem um pensamento crítico em diálogo com a perspectiva decolonial e intercultural crítica. Como arcabouço teórico, dialogamos com Quijano (2005), Mignolo (2017) e Oliveira e Candau (2010). Por fim, com a pesquisa, pudemos perceber a continuidade e a ruptura da mentalidade dos(as) estudantes em relação à escravidão que aponta para uma perspectiva de protagonismo dos sujeitos escravizados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3556KB / 450 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
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Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Decolonialidade; Ensino de História; Escravidão; ENEM;;Fonte Histórica;;Pré-Vestibular Social. | pt_BR |
Título: dc.title | PROFESSOR, ISSO CAI NO ENEM? O ENSINO DE HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL NO PRÉ- VESTIBULAR SOCIAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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