PROFESSOR, ISSO CAI NO ENEM? O ENSINO DE HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL NO PRÉ- VESTIBULAR SOCIAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Carlos Mizael dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-06T14:13:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-06T14:13:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherPROFESSOR, ISSO CAI NO ENEM? O ENSINO DE HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL NO PRÉ- VESTIBULAR SOCIALpt_BR
identificador: dc.identifier.otherPROFESSOR, ISSO CAI NO ENEM? O ENSINO DE HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL NO PRÉVESTIBULAR SOCIAL-textopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917387-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo analisar de que forma os(as) estudantes (do) de um Pré-Vestibular Social reagem ao serem interpelados(as) pelas atividades apresentadas sobre o Ensino de História da Escravidão com o uso das fontes selecionadas, Trata-se de pensar o Ensino de História da Escravidão em um Pré-Vestibular Social em diálogo com a questão da decolonialidade e interculturalidade crítica. Esse trabalho iniciou-se com uma análise de como a temática da escravidão no Brasil foi mobilizada em algumas dissertações do Profhistória, na historiografia acadêmica, nos livros didáticos de Ensino Médio e nas questões do ENEM de 2009 até 2022. Posteriormente, desenvolvemos uma atividade pedagógica que contou com uso de fontes produzidas por pessoas escravizadas e a partir dela, propomos atividades que puderam incentivar os(as) estudantes a desenvolverem um pensamento crítico em diálogo com a perspectiva decolonial e intercultural crítica. Como arcabouço teórico, dialogamos com Quijano (2005), Mignolo (2017) e Oliveira e Candau (2010). Por fim, com a pesquisa, pudemos perceber a continuidade e a ruptura da mentalidade dos(as) estudantes em relação à escravidão que aponta para uma perspectiva de protagonismo dos sujeitos escravizados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3556KB / 450 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Decolonialidade; Ensino de História; Escravidão; ENEM;;Fonte Histórica;;Pré-Vestibular Social.pt_BR
Título: dc.titlePROFESSOR, ISSO CAI NO ENEM? O ENSINO DE HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL NO PRÉ- VESTIBULAR SOCIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons