Dispositivo Para Andar na Linha

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Sul-rio-grandense, campus Pelotaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Alberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-05T11:00:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-05T11:00:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional_andar_na_linhapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917361-
Resumo: dc.description.abstractEste texto-roteiro organiza um escopo argumentativo quanto à criação de um Produto Técnico Tecnológico (PTT) na área de Educação. Ele resultou de um trabalho de pesquisa, em andamento, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia (PPGEdu), na Linha de pesquisa 2, Intervenções no espaço-tempo da educação básica: filosofia, arte e tecnologias, junto ao Grupo de Pesquisa Educação e contemporaneidade: Experimentações com arte e filosofia – Experimenta. Os Planos de Ensino preparados para os seminários que são oferecidos semestralmente na Linha 2 do PPG, dentre outros objetivos, buscam criar Produtos Educacionais (PE), a partir de experimentações com matérias e materialidades da arte e conceitos filosóficos, envolvendo grupos de estudantes em formação, em cursos de graduação e de pós-graduação e, em algumas situações, incluindo grupos fora do IFSUL. Neste texto-roteiro apresento as atividades realizadas em aula-atelier quando utilizei os procedimentos criadores que envolvem o dispositivo denominado “Para Andar na Linha”, fruto de práticas pedagógicas poetigráficas que problematizam a formação de professores com o aporte da arte e da filosofia. Os dados aqui sistematizados tem como objetivo descrever o PE em sua acepção técnico-artesanal, apresentar seus pressupostos teórico-metodológicos, tomando um cuidado especial quanto aos quesitos aplicabilidade, impacto e relevância social, fazendo deste escopo um texto que recolhe e divulga os resultados que foram alcançados no transcorrer da pesquisa em um determinado período.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectformação docente, arte, filosofia, experimentação, dispositivo, prática poetigráfica.pt_BR
Título: dc.titleDispositivo Para Andar na Linhapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGEDUpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisar educação com arte: o poético e o estético em questão I e IIpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons