Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Pelotas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Coelho, Alberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-05T11:00:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-05T11:00:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional_andar_na_linha | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917361 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este texto-roteiro organiza um escopo argumentativo quanto à criação de um Produto Técnico Tecnológico (PTT) na área de Educação. Ele resultou de um trabalho de pesquisa, em andamento, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia (PPGEdu), na Linha de pesquisa 2, Intervenções no espaço-tempo da educação básica: filosofia, arte e tecnologias, junto ao Grupo de Pesquisa Educação e contemporaneidade: Experimentações com arte e filosofia – Experimenta. Os Planos de Ensino preparados para os seminários que são oferecidos semestralmente na Linha 2 do PPG, dentre outros objetivos, buscam criar Produtos Educacionais (PE), a partir de experimentações com matérias e materialidades da arte e conceitos filosóficos, envolvendo grupos de estudantes em formação, em cursos de graduação e de pós-graduação e, em algumas situações, incluindo grupos fora do IFSUL. Neste texto-roteiro apresento as atividades realizadas em aula-atelier quando utilizei os procedimentos criadores que envolvem o dispositivo denominado “Para Andar na Linha”, fruto de práticas pedagógicas poetigráficas que problematizam a formação de professores com o aporte da arte e da filosofia. Os dados aqui sistematizados tem como objetivo descrever o PE em sua acepção técnico-artesanal, apresentar seus pressupostos teórico-metodológicos, tomando um cuidado especial quanto aos quesitos aplicabilidade, impacto e relevância social, fazendo deste escopo um texto que recolhe e divulga os resultados que foram alcançados no transcorrer da pesquisa em um determinado período. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | formação docente, arte, filosofia, experimentação, dispositivo, prática poetigráfica. | pt_BR |
Título: dc.title | Dispositivo Para Andar na Linha | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGEDU | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisar educação com arte: o poético e o estético em questão I e II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional_andar_na_linha.pdf | 9,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917361/2/Produto_Educacional_andar_na_linha.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons