Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos Costa, Maria Antônia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Justos Torres Pereira, Cláudia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-04T22:37:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-04T22:37:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
identificador: dc.identifier.other | LEITURA ACADÊMICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917346 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo analisar os impactos da leitura no desempenho acadêmico, destacando como essa habilidade influencia o desempenho acadêmico e a formação integral dos estudantes. A pesquisa bibliográfica realizada com base em repositórios como SciELO.org investiga como a leitura crítica contribui para o desenvolvimento de competências essenciais, incluindo análise, argumentação e comunicação necessárias, tanto no ambiente acadêmico quanto na futura carreira profissional. Os resultados mostraram que, embora a leitura acadêmica seja importante, muitos estudantes enfrentam dificuldades devido à terminologia técnica e à falta de habilidades leitoras previamente desenvolvidas. Para enfrentar esses desafios, o estudo sugere a implementação de políticas e práticas pedagógicas de apoio, como oficinas de leitura, tutoria entre pares e suporte à produção textual, além de uma abordagem inclusiva que valorize a diversidade de perfis dos alunos. A promoção da leitura desde a educação básica é recomendada como um meio de preparar melhor os estudantes para o ensino superior e para o mercado de trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 755 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | LEITURA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | DESEMPENHO ACADÊMICO | pt_BR |
Título: dc.title | O PAPEL DA LEITURA NO DESEMPENHO ACADÊMICO: DESAFIOS E IMPACTOS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons