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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Lucas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-04T21:28:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-04T21:28:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_de_Mestrado_Lucas_de_Sousa_Gomes | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional_Lucas_de_Sousa_Gomes | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917344 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho de dissertação elucida os desafios da transposição didática de conteúdo para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino médio técnico integrado. A pesquisa objetivou investigar as questões da aprendizagem desses estudantes, tais como: Quais as principais dificuldades no ensino de estudantes com TEA? Quais estratégias educacionais são adequadas para esses alunos? Qual a eficiência da formação continuada para capacitar professores e técnicos da educação na ensinagem de alunos com TEA? Para isso utilizou-se dos pressupostos da pesquisa-ação, a partir das etapas de elaboração, aplicação, avaliação e reflexão. Durante a fase de diagnóstico, a população foi constituída por 17 educadores vinculados ao Instituto Federal do Acre – Campus Rio Branco, onde optou-se pela análise categorial descritiva de um questionário semiestruturado, através de formulário digital, para obter dados empíricos sobre as dificuldades enfrentadas por educadores no ensino desses alunos. Na investigação exploratória, realizou-se uma revisão sistemática através da busca, seleção, categorização e metanálise de 32 trabalhos entre teses e dissertações publicadas no Brasil no período de 2017 a 2023, com foco nas estratégias e metodologias educacionais para pessoas com TEA. Na fase de intervenção da pesquisa avalia-se as etapas de elaboração, com base nos achados da pesquisa-ação sobre o TEA e aplicação de um curso de formação continuada a 175 educadores, dentre estes, professores da rede pública e da educação profissional e tecnológica, técnicos administrativos em educação e estudantes de licenciatura em processo de finalização da graduação. Para isso, utilizou-se análise descritiva categorial e coletou-se dados de 53 respostas em formulários digitais preenchidos pelos participantes do curso. A partir dos resultados, observa-se que 64,7% dos participantes da primeira etapa não possuíam formação em TEA. Identifica-se também que a falta de estratégias adequadas para a adaptação curricular, assim como, a necessidade de revisão das práticas pedagógicas e de maior suporte para os educadores são obstáculos na ensinagem desses alunos. As descobertas da etapa exploratória indicam que a adaptação curricular, a contação de histórias, a formação docente, a aplicação de jogos, materiais e recursos didáticos, a mediação pedagógica, a pedagogia dos multiletramentos, as práticas corporais e o uso de tecnologia assistiva são estratégias adequadas de ensino para alunos com TEA. As implicações da investigação-intervenção levam para a conclusão de que os participantes se identificaram com o campo de estudo e adquiriram conhecimento de caráter formador. Conclui-se que a formação docente e continuada de professores se provou uma estratégia definitiva para a pesquisa-ação de saberes pedagógicos na ensinagem de alunos com TEA e na constituição de saberes docentes, possibilitando uma consequente inclusão de alunos com TEA. A pesquisa de dissertação tem como produto um roteiro de curso de formação continuada que pode ser replicado e reutilizado em pesquisas futuras. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 12,9MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de Ensino Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de Educação Especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | - |
Título: dc.title | ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA ALUNOS COM TEA.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,13 MB | /bitstream/capes/917344/5/Dissertação ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA ALUNOS COM TEA.pdfDownload |
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