Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Daniele Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-04T19:42:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-04T19:42:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | DANIELEMOREIRA2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917343 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional (PE) “ Partiu, Orum!” está vinculado à dissertação de mestrado intitulada “Novas contações de mundo: o uso de narrativas míticas iorubás no ensino fundamental” e apresenta uma proposta de educação voltada para a decolonialidade. Este PE é composto por um caderno de atividades de experiência docentes, que foram objeto da pesquisa aqui citada. Esta consistiu em rea lizar e aplicar planos de aulas em que as narrativas dos orixás do panteão iorubá foram acessadas pa ra oportunizar novas perspectivas de elaboração de planos de aulas para diferentes disciplinas do ensino fundamental. Deste modo, temos em nosso produto sugestões de atividades a serem realiza das a partir de experiências de práticas afrorreferenciadas. O PE traz ainda o processo de elaboração de um jogo de tabuleiro onde através de pistas, busca-se identificar os orixás presentes nas cartas do jogo e caminhar nas etapas do tabuleiro. É um produto produzido elaborado para o uso de professo res com seus alunos em sala com o objetivo de promover formas outras de aprendizagem, que não apenas àquelas impostas pela colonialidade, é ainda uma proposta de promover diálogo entre dife rentes saberes e formas de ver e explicar o mundo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação decolonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Iorubá (Povo africano)) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mitologia africana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura africana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes africanos | pt_BR |
Título: dc.title | Partiu, Orum!: experiências docentes a partir de narrativas da Cultura Iorubá: planos de aula + jogo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação étnico-racial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DANIELEMOREIRA2024PRODEDUC.pdf | 9,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917343/2/DANIELEMOREIRA2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons