Educação em foco: Propostas metodológicas para a sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMilan, Davi-
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Tainara de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroga, Mariana Moreira de-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Manoel Lázaro da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-01T13:46:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-01T13:46:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
identificador: dc.identifier.otherEducação em focopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917281-
Resumo: dc.description.abstractNa atual conjuntura educacional brasileira, observa-se o desafio constante enfrentado por muitos professores no que diz respeito a mediação dos conteúdos de suas disciplinas. São muitas variáveis que entram em cena para discutirmos os caminhos que a Educação Básica vem tomando, fator este abre margem para o desenvolvimento de outra obra. Mas é, sobretudo, a partir do foco sobre as possibilidades metodológicas, que na maioria vezes encontramos respostas para as barreiras que encontramos diariamente na sala de aula. Em outras palavras, estamos em um contexto desafiador pelo qual nos solicita repensar a maneira como abordamos os nossos conteúdos, de que forma desenvolvemos nossos projetos, o modo de avaliação mais adequado, dentre outros fatores. Partimos do princípio de que é extremamente necessário compartilhar/socializar os frutos de nossas pesquisas com outros professores e demais interessados nos caminhos da educação. Muitas vezes, uma proposta didático-pedagógica desenvolvimento por um professor “X”, também pode proporcionar ao professor “Y” uma mudança de perspectiva (cabendo ao docente adaptar para os seus alunos, criando novas ideias). O modelo de aprendizagem considerado “tradicionalista” já foi fortemente derrubado, graças as forças de muitos pesquisadores que se dedicaram – e que ainda se dedicam – a discutir sobre os processos de ensino. Apesar deste importante avanço, ainda é possível observar que, em alguns casos, esse “tradicionalismo” ainda se faz presente em muitas escolas; e é baseado em tal argumento que buscamos organizar a presente obra no intuito de contribuir para a mudança social. Assim sendo, o livro Educação em Foco: Propostas Metodológicas para a Sala de Aula é uma coletânea de estudos que abordam diferentes aspectos da educação inclusiva, metodologias ativas, e estratégias pedagógicas contemporâneas voltadas para a promoção da qualidade do ensino. Cada capítulo do livro explora uma temática relevante à prática docente e à construção de espaços educacionais inclusivos e eficazes, oferecendo uma visão abrangente sobre os desafios e as oportunidades no cenário educacional brasileiro. O livro Educação em Foco: Propostas Metodológicas para a Sala de Aula oferece uma visão rica e diversificada dos desafios e possibilidades na educação contemporânea. Ao explorar temas como inclusão, metodologias ativas, e práticas pedagógicas em ambientes não convencionais, como museus e hospitais, a obra proporciona reflexões valiosas para educadores, gestores e formuladores de políticas públicas que buscam promover uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2507pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPropostas metodológicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleEducação em foco: Propostas metodológicas para a sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons