Análise da proposição e validação de um jogo baseado na teoria dos perfis conceituais como estratégia para o ensino do conceito de reações químicas.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Klebson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-01T15:05:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-01T15:05:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
identificador: dc.identifier.otherANÁLISE DA PROPOSIÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO BASEADO NA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE REAÇÕES QUÍMICASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917275-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como principal objetivo, analisar as possíveis contribuições de um jogo para abordagem do conceito de reações químicas a partir da teoria dos perfis conceituais. A nossa base teórica é a partir dos perfis conceituais proposto por Mortimer e El-hani (2014), considerando as suas contribuições no processo de significação de conceitos científicos, pelo qual, nos permite compreender as diversidades de significados de um mesmo conceito, algumas vezes presente no mesmo sujeito quando inserido em diferentes contextos. Destacamos também o uso dos jogos pedagógicos como um dos instrumentos com potencial de aprendizagem apontado por Tezani (2006). Neste trabalho, elaboramos e estudamos a aplicabilidade de um jogo pedagógico denominado trilha das reações químicas, que é formado por uma trilha com perguntas baseadas nas sete zonas do perfil conceitual de reações químicas proposto por Diniz Júnior (2022). Dessa forma, buscamos analisar a potencialidade do jogo na aprendizagem das sete zonas do perfil conceitual de reações químicas. Para isso, foi elaborada uma sondagem na literatura sobre a Teoria dos Perfis Conceituais, conceito de reações químicas e o uso de jogos no ensino. Depois desse estudo, construímos o jogo trilha da reação química. Nosso percurso metodológico foi de natureza qualitativa e interpretativa, pelo qual não nos preocupamos com os resultados numéricos, mas assim como aponta Oliveira (2016), o que nos interessa é a reflexão sobre o objeto estudado. Nosso contexto de pesquisa foi em uma escola da educação básica, e tivemos como sujeitos estudantes do 2º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi dividida em três fases: Na primeira fase, fizemos uma breve explicação do Perfil Conceitual de reações químicas e aplicamos um questionário para verificar as concepções sobre o conceito de reações químicas; na segunda fase aplicamos o jogo trilha das reações químicas e na última fase executamos um questionário e uma entrevista para analisar a aprendizagem das sete zonas do Perfil Conceitual de reações químicas e a potencialidade do jogo aplicado. Em relação aos nossos resultados, analisamos as respostas dos questionários e da entrevista feita pós-jogo. Na entrevista que abordava perguntas sobre a aplicabilidade do jogo, verificamos que o jogo se encontra dentro dos critérios de validação estabelecido por Novak e Souza (2008), adotados na presente pesquisa. Dessa forma, o jogo apresentou cooperação, dinamismo, envolvimento emocional, um campo de jogo adequado para qualquer espaço e um tempo apropriado. Em relação ao questionário, analisamos contribuições do jogo na aprendizagem das sete zonas do Perfil Conceitual de reação química. Por meio das respostas foi possível verificar que as discussões levantadas durante o jogo, cooperaram para as aprendizagens das setes zonas do Perfil Conceitual de reações químicas proposto por Diniz Júnior (2022), a saber: transformações químicas associadas indiscriminadamente a qualquer mudança; reações químicas como algo vivificado; reações químicas como um processo natural ou intrínseco dos materiais; reações químicas compreendidas a partir de sensações e afetividades; reações químicas compreendidas por evidências e mudanças em propriedades; reações químicas compreendidas a partir de aplicações científicas e sociais; e reações químicas compreendidas como modelo explicativo. Portanto, por meio dos resultados obtidos observamos que o Jogo trilha das reações química possui um grande potencial para contribuir para ampliação dos conceitos de reações químicas dentro da sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent312 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogo pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReações Químicas,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPerfis conceituaispt_BR
Título: dc.titleAnálise da proposição e validação de um jogo baseado na teoria dos perfis conceituais como estratégia para o ensino do conceito de reações químicas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em química em rede nacional - Profiqui.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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