O ensino de área de polígonos a partir da construção de aplicativo no MIT APP Inventor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, Walter Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fábio José da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-30T16:30:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-30T16:30:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de área de polígonos a partir da construção de aplicativo no MIT APP Inventorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917250-
Resumo: dc.description.abstractCaríssimo (a) Professor (a). Este livreto é um Produto Educacional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade do estado do Pará (PPGEM/UEPA) no ano de 2024. Durante as aulas no Curso de Mestrado Profissional, na Disciplina Tecnologias em Educação Matemática, surgiu a necessidade de construir um aplicativo utilizando as tecnologias disponíveis. E o MIT App Inventor pareceu-nos uma boa opção para construir um aplicativo para calcular as áreas das principais figuras planas. Este material é voltado para o ensino das áreas das figuras planas e apresenta atividades didáticas, por polígono, para serem utilizadas separadamente pelo professor em sala de aula. Em sequência a cada atividade é mostrado o passo a passo para a construção e programação do aplicativo da calculadora de área do polígono no MIT App Inventor. Por ser um aplicativo, existe a vantagem de ser prático e ter um uso ilimitado por parte dos usuários, o qual, conjecturamos, pode facilitar a compreensão do objeto matemático abordado. E introduzir nas aulas de matemática aquilo que é recomendado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ou seja, “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, tanto em práticas sociais como também em escolares” (BRASIL, 2018, p. 9). Escolhemos o MIT App Inventor, pois é um ambiente de programação virtual que possibilita que qualquer pessoa possa criar e programar um aplicativo de forma simples. Além do mais é um ambiente de código aberto e inteiramente gratuito. O livro ensina professores e alunos a criarem um aplicativo de ensino e aprendizagem da matemática. Sendo mais uma ferramenta de fazer com que a educação converse com a tecnologia. Afinal, educação é um dos pilares para o desenvolvimento econômico e social de toda sociedade. E a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, vem orientando os profissionais da educação a atentarem para as questões tecnológicas quando diz que os alunos devem “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas...” (BRASIL, 2018, p. 9).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent926pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁrea dos polígonospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFiguras Planaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftware App Inventorpt_BR
Título: dc.titleO ensino de área de polígonos a partir da construção de aplicativo no MIT APP Inventorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais