Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Walter Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Pedro Franco de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Cinthia Cunha Maradei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Fábio José da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-30T16:30:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-30T16:30:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino de área de polígonos a partir da construção de aplicativo no MIT APP Inventor | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917250 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caríssimo (a) Professor (a). Este livreto é um Produto Educacional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade do estado do Pará (PPGEM/UEPA) no ano de 2024. Durante as aulas no Curso de Mestrado Profissional, na Disciplina Tecnologias em Educação Matemática, surgiu a necessidade de construir um aplicativo utilizando as tecnologias disponíveis. E o MIT App Inventor pareceu-nos uma boa opção para construir um aplicativo para calcular as áreas das principais figuras planas. Este material é voltado para o ensino das áreas das figuras planas e apresenta atividades didáticas, por polígono, para serem utilizadas separadamente pelo professor em sala de aula. Em sequência a cada atividade é mostrado o passo a passo para a construção e programação do aplicativo da calculadora de área do polígono no MIT App Inventor. Por ser um aplicativo, existe a vantagem de ser prático e ter um uso ilimitado por parte dos usuários, o qual, conjecturamos, pode facilitar a compreensão do objeto matemático abordado. E introduzir nas aulas de matemática aquilo que é recomendado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ou seja, “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, tanto em práticas sociais como também em escolares” (BRASIL, 2018, p. 9). Escolhemos o MIT App Inventor, pois é um ambiente de programação virtual que possibilita que qualquer pessoa possa criar e programar um aplicativo de forma simples. Além do mais é um ambiente de código aberto e inteiramente gratuito. O livro ensina professores e alunos a criarem um aplicativo de ensino e aprendizagem da matemática. Sendo mais uma ferramenta de fazer com que a educação converse com a tecnologia. Afinal, educação é um dos pilares para o desenvolvimento econômico e social de toda sociedade. E a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, vem orientando os profissionais da educação a atentarem para as questões tecnológicas quando diz que os alunos devem “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas...” (BRASIL, 2018, p. 9). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 926 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Área dos polígonos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Figuras Planas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Software App Inventor | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de área de polígonos a partir da construção de aplicativo no MIT APP Inventor | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Walter Miranda Tecnologia.pdf | 925,12 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917250/1/Livro Walter Miranda Tecnologia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: